REVIEW | ‘Super Dungeon Bros’ é um game divertido, mas possuí algumas pedras no sapato

Everton Duarte

|

4 de junho de 2017

Super Dungeon Bros é um jogo de ação role-playing no estilo hack and slash, mas com alguns elementos de RPG. O game foi desenvolvido pela React Games e publicado pela Wired Productions. A sua distribuição no Brasil é feita pela Sony Music Games, que gentilmente nos enviou um box especial que contém uma camiseta irada. Confira abaixo o vídeo do unboxing:

A história do game é focada basicamente em se tornar uma lenda do rock, mas apesar dessa premissa, não estamos falando de Guitar Hero. Você e mais três companheiros de batalha irão se aventurar entre 3 cidades do mundo de Rökheim, que são: Cryptheim, Chillheim e Bogheim. Digladiando-se contra diversos inimigos de uma maneira muito cômica e escrachada você deverá escolher um dentre os quatro personagens:

  • Axl – com a sua armadura azul, ele é do tipo fortão e se posta como o líder do grupo;
  • Freddie – com a armadura na cor vermelha, ele é o que podemos chamar de palhaço da turma além do mais insano;
  • Lars – trajando a armadura amarela aqui temos o típico garanhão, mas que nunca pega ninguém;
  • Ozzie – é considerado o gênio do bando, e insano ao mesmo tempo, sua armadura é a de cor verde.

Além dos personagens principais acima citados, existem outros 4. Jett, Patti, Nyx e Lita, ambos podem ser baixados gratuitamente no pacote de personagens Broettes.

E mesmo não possuindo uma trama muito aprofundada o game é voltado puramente à diversão, onde a personalidade de cada personagem se torna um diferencial nessa diversão. Você poderá xingar, berrar, pedir ajuda, ou somente reclamar sem motivo algum, e tudo isso pode ser feito no controle com o direcional. Além da escolha do personagem que mais lhe agrada o game também tem uma leve pegada RPG. A medida em que você vai saqueando os baús e derrotando os inimigos, você coletará ouro e joias que poderão ser utilizadas para desbloquear itens como, comprar melhorias, armas e elmos que o ajudarão durante o avanço no game. As joias também são adquiridas através de missões secundarias que podem ser conferidas pressionando o botão de menu durante a jogatina.

Apesar de uma boa quantidade de armas, o game se limita em comandos simples e básicos tais como, saltar, atirar objetos e personagens, ataque especial, ataque forte e fraco, o que me gerou um incomodo pois se tratando de um hack and slash senti falta da presença de combos de ataque. O combo se restringe a somatória de inimigos derrotados e isso acaba tornando o game um pouco repetitivo. Outro pequeno problema se aplica aos inimigos pois a medida em que avançamos à repetição dos personagens se torna maçante, e mesmo na tentativa de uma plataforma Rogue-Like ao passar de uma cidade para outra onde a caraterização dos inimigos mudam e os mapas são criados de forma randômica, a mecânica de jogabilidade continua a mesma.

O game é totalmente voltado para o modo multiplayer online coop e coop local, mas você também pode jogá-lo no modo single player e é aqui que fica um dos pontos mais negativos na minha opinião. Não existe a necessidade de uma conta Xbox Live Gold para se jogar no single player, mas infelizmente o nível de diversão decai muito pois boa parte da interação e combinações de ataques entre os Bros é na cooperação com outros players. Acredito que a adição de Bot’s ajudaria muito pois outro problema que encontrei é que não havia um jogador no multiplayer online para dividir a jogatina. Para dificultar ainda mais não há checkpoint. Morreu, é game over e estamos de volta ao início do jogo, como vocês podem conferir no gameplay abaixo:

A trilha sonora que ambienta o game é um ponto positivo e ainda pode ser personalizada. A trilha sempre auxilia e muito à imersão de cada situação encontrada durante a jogatina que se altera entre momentos de ação e suspense. Então antes de iniciar o jogo, no item de menu ‘cabana dos Bros’, você pode desfrutar de um set list que pode ser baixado gratuitamente. Dentre as trilhas você pode optar por manter a trilha original do game (que é muito boa), Heavy Metal, Dubstep ou Clássicos dos Anos 80.

Graficamente o jogo possui uma belíssima arte, com cores vibrantes e uma ambientação bem detalhada. Alguns jogos que possuem o estilo de ação role-playing possuem gráficos mais apáticos e totalmente em 2D, mas esse quesito foi bem trabalhado em Super Dungeon Bros com gráficos 2.5D muito bem polidos.

VEREDITO

Super Dungeon Bros é um game bem produzido, com uma ótima trilha sonora, gráficos com cores agradáveis e vibrantes. A sua jogabilidade chega a ser desafiadora na ausência do checkpoint, e é explícito que o seu maior objetivo é a diversão e interação entre players, mas infelizmente falha na execução de sua mecânica.

Super Dungeon Bros foi analisado pela equipe do Blah Cultural no console Xbox One. O game foi gentilmente cedido pela Sony Music Games.

TRAILER

Everton Duarte

Paulista, jornalista em desenvolvimento, amante do mundo geek, co-fundador e editor-chefe do Ultraverso. Busco sempre o melhor em tudo o que me proponho a fazer.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman