Racionais-MCs-show-do-Rock-in-Rio-2022-Palco-Sunset

Foto: Reprodução de TV

Racionais MCs estreiam no Rock In Rio saudando pretos assassinados

Cadu Costa

|

3 de setembro de 2022

Maior grupo de rap do Brasil, os Racionais MCs continuam com sua vertente político-racial afiada e, em sua estreia no Rock In Rio, os “pretos mais perigosos do país”, homenagearam corpos pretos vítimas da violência.

Com um público atento, Mano Brown, KL Jay, Edy Rock e Ice Blue descem de um metrô de São Paulo direto para o Palco Sunset para um show histórico e totalmente preto e consciente de sua importância histórica. De cara, entram com “Eu sou 157” e “Capítulo 4, Versículo 3” para mudar a cor do Rock In Rio 2022. Em uníssono, o público os saudava cantando todas as letras.

A visão política de confronto vem na visão de “Mil Faces de um Homem Leal”, que também está na trilha sonora do filme Marighella. Um adendo para quem não sabe: Mano Brown havia sido escalado por Wagner Moura para interpretar o guerrilheiro comunista, mas por conta de agenda, foi substituído por Seu Jorge.

Leia também:

Confira como foram os shows do Rock in Rio 2022

Programação e os horários dos shows do Rock in Rio 2022

Onde assistir ao Rock in Rio 2022?

Genocídio e genocida

Logo após, vem o momento mais emocionante do show: os Racionais MCs cantam “Negro Drama” enquanto imagens de Marielle Franco, Agatha, Moïse, Moa do Katendê, João Pedro, Cláudia, Durval e outros pretos brasileiros mortos aparecem no telão. A partir daí, descem só as músicas da parte classuda de seu repertório: “A Vida é Desafio”, “Vida Loka (Parte 1)” e “Jesus Chorou”.

No fim, o maior sucesso do grupo, “Vida Loka (Parte 2)” é entoado aos gritos de uma plateia formada por diversas gerações que compartilhavam o sentimento de revolta.

Aliás, ver as pessoas que trabalhavam no festival, em sua maioria pretos, parando para ouvir, trabalhando enquanto cantarolavam os versos que representam sua história de vida, mostra a importância – e o atraso – dos Racionais MCs ocuparem esse espaço no Rock In Rio.

“Quanto Vale o Show?” finaliza a apresentação juntos aos gritos de “Fora Bolsonaro” e um público dispersando sabendo que não vai ser Post Malone o maior show da noite.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Setlist do show dos Racionais MCs no Rock in Rio 2022

Eu Sou 157

Capítulo 4, versículo 3

Preto Zica

Cores & valores

Mil faces de um homem leal (Marighella)

Negro drama

A vida é desafio

Vida loka (Parte 1)

Da ponte pra cá

Eu compro

Jesus chorou

That’s My Way

Vida loka (Parte 2)

Quanto vale o show?

Cadu Costa

Cadu Costa era um camisa 10 campeão do Vasco da Gama nos anos 80 até ser picado por uma aranha radioativa e assumir o manto do Homem-Aranha. Pra manter sua identidade secreta, resolveu ser um astro do rock e rodar o mundo. Hoje prefere ser somente um jornalista bêbado amante de animais que ouve Paulinho da Viola e chora pelos amores vividos. Até porque está ficando velho e esse mundo nem merece mais ser salvo.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman