RESENHA | ‘Sobreviventes’ conta histórias de pessoas afetadas pelo suicídio

Aline Khouri

|

25 de outubro de 2018

De acordo com a Organização Mundial de Saúde,  uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos e mais de 800 mil pessoas morrem dessa maneira anualmente. Ainda assim, falar do tema permanece um tabu na nossa sociedade.  As pessoas dos nossos círculos sociais evitam discutir o assunto, assim como os meios de comunicação que poderiam ajudar a disseminar mais estratégias de prevenção do suicídio. A jornalista Laís Matos enfrentou esse tabu em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que foi transformado em um livro publicado pela Editora Penalux.
Ela já merece admiração por ter abordado uma questão de saúde pública mundial extremamente polêmica e deve servir de exemplo para que outras pessoas não tenham medo de discutir esse fim proposital da vida que, acima de tudo, nos choca, mas que é um grito de desespero.  Em Sobreviventes, Laís escolhe contar cinco histórias de pessoas próximas a alguém que cometeu suicídio.  São pessoas que sobreviveram e ainda lidam com sentimentos como a dor, a vergonha e a culpa. São famílias que ficam estigmatizadas após uma morte tão abrupta e repleta de angústia e desesperança.
Dialogar sobre isso é extremamente complicado para algumas pessoas e a jornalista conta que, de oito pessoas procuradas, três não quiseram se manifestar. Já as histórias relatadas por Laís mostram como há a necessidade de fortalecermos nossa rede de amparos. Há indícios de comportamento que mostram que algumas pessoas precisam de ajuda e, lamentavelmente, eles não são tratados seriamente. Afinal, como acreditar que um familiar ou um amigo pode optar pelo suicídio? O livro cumpre uma função importantíssima, mas poderia oferecer mais dados sobre o suicídio. Além disso, a linguagem da autora é bastante objetiva e ela também poderia explorar mais as nuances e fronteiras entre jornalismo e literatura.
Ficha técnica
Título: Sobreviventes
Autora: Laís Matos
Editora: Penalux
Ano: 2018

Aline Khouri

Jornalista, com especialização em Cultura. Adora ler e escrever sobre pessoas e assuntos culturais, especialmente Literatura, Cinema e Teatro.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman