Bem organizado, ‘StarCon 2019’ faz a alegria dos amantes da cultura geek

Renata Teófilo

|

2 de fevereiro de 2019

Aconteceu, neste sábado, 02, em São Paulo, o evento StarCon 2019 – Os Mundos de Doug Jones, organizado pelo fã-clube Nova Frota, com a presença do ator Doug Jones e muitas atrações não só para os aficionados em Star Trek, como para os que gostam de ficção científica e cultura nerd em geral.

Leia mais:

– DOUG JONES MOSTRA SIMPATIA EM VISITA AO BRASIL E FOGE DA “PERGUNTA DO MILÊNIO”
– GLOBOPLAY | CONFIRA O QUE CHEGA EM FEVEREIRO DE 2019

Doug Jones foi a principal atração da StarCon 2019 (Foto: Renata Teófilo / BLAH!ZINGA)

O evento começou animado logo pela manhã, com a presença da banda PAD, que, além de suas próprias composições, tocou alguns temas de Star Trek com uma pegada rock. O público se entusiasmou muito com a versão que eles fizeram do tema de abertura de “Star Trek Discovery”.

Em seguida, aconteceu o painel “As faces de Doug Jones”, onde os jornalistas Paulo Gustavo Pereira e Eliane Munhoz deram um panorama geral da carreira do ator convidado. Os dois comentaram as várias participações do ator em filmes e seriados, na maioria sempre fazendo seu trabalho sob uma grande camada de maquiagem.

Ao som da banda PAD, o convidado especial entrou dançando no palco para delírio da plateia. Como em toda sua estada no Brasil, Doug Jones foi bastante simpático com o público e depois de falar um pouco de sua vida e carreira ele respondeu perguntas dos participantes. Nessa parte, ele confirmou que é ele mesmo quem responde os fãs em suas redes sociais, e que “foram feitos dezenas de testes de maquiagem para o personagem Saru em ‘Star Trek Discovery’, inclusive uma máscara com 10 olhos diferentes e mãos com dedos alongados, mas eu sabia que teria que ficar o dia inteiro com essa maquiagem desconfortável e, então, quando vieram me perguntar o que eu achava, eu disse não, desculpem. Então eles levaram mais algum tempo para desenvolver a máscara que eu uso agora, mas com um resultado satisfatório para todos, principalmente para o público”. Logo após seu painel, o ator tirou fotos e deu autógrafos encantando os fãs brasileiros com seu jeito atencioso e carinhoso para com todos.

Plateia estava lotada (Foto: Renata Teófilo / BLAH!ZINGA)

Após o intervalo para o almoço, o jornalista de ciência Salvador Nogueira explicou como a tecnologia de propulsão da rede micelial mostrada na série “Star Trek Discovery” tem bases reais em pesquisas que estão sendo feitas pelos cientistas.

O especialista em séries clássicas de TV, Roosevelt Garcia fez um painel com curiosidades sobre a dublagem original de Star Trek feita nos anos 60, comparando com a dublagem feita nos anos 90 que é usada até hoje nas reprises. Continuando no tema das dublagens, cinco responsáveis pelas vozes de “Star Trek Discovery” subiram ao palco para contar os desafios de colocar as vozes em uma série de ficção científica que apresenta termos técnicos difíceis e em personagens tão distintos entre si.

Depois foi a vez do consultor Richard Arnold responder perguntas do público sobre Star Trek e seu criador Gene Rodenberry. Arnold trabalhou mais de 15 anos com o visionário autor da série e fez questão de frisar:

– Os boatos de que Rodenberry criou a série depois de um encontro com alienígenas são absurdamente falsos. Gene criou o seriado pois ele queria algo diferente na TV que, naquele momento, no meio dos anos 60, seguia o modelo mocinho mata o vilão no final, em séries de faroeste e policiais. Ele sabia que usando a ficção científica poderia discutir em um canal aberto sobre problemas sociais que estavam ocorrendo.

Estandes de vendas de produtos da cultura nerd (Foto: Renata Teófilo / BLAH!ZINGA)

Os comediantes de stand-up André Santi e Lucas Moll divertiram a plateia no final do evento e a escolha do melhor cosplay encerrou as atividades.

O evento estava muito bem organizado, com um espaço grande no piso térreo onde os vendedores de itens relacionados ao universo geek puderam oferecer seu trabalho, além de boas opções de comida para os participantes e uma lanchonete perto do teatro principal. Um palco central na área externa ainda trouxe pequenos painéis sobre assuntos variados sobre séries e filmes. Os fãs lotaram o teatro durante todos os painéis e ainda puderam participar de jogos onde foram premiados. Vamos torcer que o sucesso de eventos como esse possa trazer cada vez mais ao país astros renomados internacionalmente.

Foi realmente um dia muito divertido! (Foto: Renata Teófilo / BLAH!ZINGA)

Renata Teófilo

Nascida no dia do Natal, a paulista Renata Teófilo se formou em Rádio & TV na Universidade São Judas e é uma apaixonada por Cinema.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman