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‘Super Dodgeball Beats’ | REVIEW

Felipe de Andrade

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23 de setembro de 2019

Desde que a era dos jogos rítmicos musicais como “Guitar Hero” e “Rock Band” acabou, seus fãs ficaram órfãos. Entretanto, de tempos em tempos, surgem alguns jogos que tentam suprir a falta desse tipo de gameplay. Contudo, nenhuma empresa do ramo de games investe pesado em jogos puramente musicais, tirando a Ubisoft, que vai muito bem com franquia de dança “Just Dance”.

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Campeonato de Queimada

Ao invés disso, alguns estúdios têm mesclado a jogabilidade de apertar botões na hora certa ao ritmo de músicas com uma história como pano de fundo. Por exemplo, “Stereo Aereo”, da Stonebot Studio, com sua temática espacial futurista, e agora o novo jogo da Playstack e da Final Boss Games, Super Dodgeball Beats, que tem como tema partidas de um campeonato de Queimada, esporte popular aqui no Brasil, lançado para Switch, PS4, Xbox One e PC.

Enquanto as partidas se desenrolam, basicamente apertamos os botões correspondentes conforme os comandos aparecem aos pés dos personagens do nosso time conforme a música toca. Realizando uma sequência de acertos, a barra de power-up, ou especial, enche e possibilita atrapalhar as jogadas do time adversário. E ganha a partida o time que tiver um desempenho melhor quando a música chega ao fim.

Super Dodgeball Beats

Cansativo

Com essa jogabilidade simples e repetitiva, que tirando a música – apenas 18 canções genéricas eletrônicas e sem vocal – e o visual dos times adversários ou chefes, o jogo não consegue prender a atenção por muito tempo, se tornando cansativo após poucas partidas. Servindo apenas como um passatempo razoável com partidas rápidas e descompromissadas.

Aliás, o modo principal é o Campeonato. Ele, nada mais é do que um torneio entre 10 equipes. Vence o time que conseguir chegar e vencer na grande final. O jogo também possui um modo multiplayer off-line para 2 jogadores, com 4 equipes, 8 cenários e as músicas presentes no jogo. Garantindo alguma diversão com um amigo.

VEREDITO

Super Dodgeball Beats peca por não ter nenhuma mecânica que justifique o uso do esporte Queimada como tema, já que se resume ao realizar comandos em momento certos com o ritmos das músicas. E nem isso o jogo faz com perfeição, afinal, existe uma clara falta de calibração dos comandos. Isso porque várias vezes o apertar dos botões não são reconhecidos no momento devido.

Felipe de Andrade

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