Um Filho The Son crítica do filme 2022 2023 (1)

Foto: Diamond / Galeria / Divulgação

‘Um Filho’ é um drama denso e emocionante

Bruno Oliveira

|

20 de março de 2023

Um Filho (The Son) foi um filme que entrou no meu radar por causar um certo burburinho nos festivais de cinema em 2022. Muito se especulou sobre o longa estar nas principais premiações desse ano, mas acabou sendo esquecido.

Outro detalhe que me chamou atenção foi o fato de Florian Zeller ser o diretor e roteirista. Assim como seu filme anterior, Meu Pai (2020), esse também é uma adaptação de uma peça. Mas se seu trabalho anterior foi uma ótima obra dramática com cara de cinema, esse novo é um dramalhão daqueles que faz você sair da sala de cinema mal.

Leia também:

‘O Estrangulador de Boston’ é um exemplo real do machismo e da força da mulher

‘Já Era Hora’ é um filme que você já assistiu

‘O Rei das Sombras’ é TUDO o que você NÃO PRECISA para o seu fim de semana

Sinopse

Peter (Hugh Jackman) está feliz vivendo sua vida com sua esposa Beth (Vanessa Kirby) e seu filho recém-nascido, Theo. Em um determinado dia, sua ex-mulher, Kate (Laura Dern), bate em sua porta dizendo que seu outro filho, Nicholas (Zen McGrath), está precisando de ajuda.

Agora, ele terá que deixar todas as suas ambições futuras um pouco de lado para cuidar de seu filho e não soar parecido com seu próprio pai Anthony (Antonhy Hopkins), do qual possui um certo ressentimento por tê-lo deixado de lado quando mais novo.

Adolescência e depressão não é a melhor combinação

Não há dúvidas que a adolescência é uma fase muito difícil para muitas pessoas. A transição da idade infantil para a adulta pode ser complicada para todos, principalmente para o próprio e para os pais.

Mudanças no corpo e tentar achar o seu lugar no mundo podem ser complicados, ainda mais quando temos uma certa pressão da sociedade para que todos tenham sucesso e que seja proibido falhar. Creio eu, que praticamente todos já passaram por uma fase em que você não sabe direito onde está.

É desse ponto que o filme começa. Percebemos que Nicholas é um garoto que não consegue ser compreendido e que se encontra completamente perdido. Ele se sente dissociado da vida, como se não fizesse sentido algum ele estar vivo.

Depressão aprofundada

Expressar esse sentimento é difícil. E muito mais difícil são as pessoas à sua volta tentarem entender o que está havendo com ele. As menos empáticas simplesmente dirão que o jovem é mimado, pois tem tudo do bom e do melhor, e ainda está reclamando da vida. Mas não é bem assim que as coisas funcionam.

A depressão faz isso e, bem ou mal, muitas pessoas não levam essa doença a sério. Quando o garoto diz que se corta para aliviar a dor e não por gostar de sentir isso, é um ponto de alerta gigante para o estado dele.

O jovem tenta ser uma pessoa ‘normal’, mas não consegue. Quantos casos vemos de suicídio por aí em que as pessoas próximas diziam que a vítima parecia feliz? O gatilho simplesmente vem e a pessoa que está embarcada nisso vai, sim, conseguir se matar.

Esse assunto por si só é muito pesado e Um Filho tenta retratar isso de uma forma muito orgânica. Sem exageros e como é na vida real. Apesar do menino ser o centro das atenções, nós meio que assistimos isso através da visão do pai, que tenta lidar com o filho modo que sabe, mas nem sempre isso é o certo ou o suficiente. Só amor, não basta. É preciso uma dose severa de consciência.

Atores incríveis

Um Filho só tem atores incríveis nos papéis principais: Vanessa Kirby, da qual virei fã após “Pedaços de Uma Mulher”, de 2020; Laura Dern, vencedora do Oscar por “História de um Casamento”, de 2019; Hugh Jackman (“Os Miseráveis”, de 2012), que dispensa apresentações; e o novato Zen McGrath (“Marcas do Passado”, de 2014)

Entretanto, mesmo todos tendo atuado muito bem, nenhum deles brilha, de fato. Faltou uma cena daquelas que você imagina logo um “isso é pra Oscar”. No seu final, até temos momentos fortes e que tirarão lágrimas, mas não são nem perto do que eles poderiam render de verdade.

Conclusão

Fica desde já o meu aviso de gatilhos fortes. Um Filho não é um filme que recomendaria para qualquer pessoa. Se estiver com problemas em qualquer área em sua vida, peço para que não vejam nesse exato momento. Esperem um pouco, deixem as coisas ficarem mais leves para assisti-lo.

Tirando esse alerta, que acho pertinente, Um Filho é um bom filme e com um drama denso em que não percebemos direito aonde vamos parar. Ao perceber, já é tarde demais e, provavelmente, arrancará suas lágrimas com força.

Onde assistir ao filme Um Filho?

A saber, Um Filho estreia exclusivamente nos cinemas em 23 de março de 2023.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Um Filho

Um Filho: elenco do filme

Hugh Jackman

Zen McGrath

Laura Dern

Vanessa Kirby

Anthony Hopkins

Ficha Técnica do filme Um Filho

Título original do filme: The Son

Direção: Florian Zeller

Roteiro: Florian Zellee, baseado na peça escrita por Christopher Hampton

Duração: 123 minutos

País: Reino Unido e França

Gênero: Drama

Ano: 2022

Classificação: 14 anos

Bruno Oliveira

4

Créditos Galáticos: 4

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman