What If série Disney+ 2021 primeiras impressões crítica

‘What If’, a mais ousada aposta da Marvel

Pedro Marco

|

13 de agosto de 2021

Durante os últimos 12 anos a soberania da Marvel nos cinemas e séries de TV impressiona e desafia sua distinta concorrência (DC) em alguns quesitos paralelos, como o do mundo dos quadrinhos, dos jogos, e principalmente, das animações.

Bem. Ao menos, desafiava.

Seguindo a onda incessante de conteúdos lançados pela Casa das Ideias no Disney+, chegou nesta quarta-feira (11) uma de suas mais ousadas apostas: What If.

Muito potencial

Baseada nos quadrinhos de 1977 e de mesmo nome (publicados no Brasil como O Que Aconteceria Se?), a série What if? fez, de fato, uma estreia tímida, em relação às suas antecessoras no serviço de streaming do Disney+. Entretanto, com grande potencial de ser um dos mais inventivos e divertidos produtos do estúdio.

Portanto, já com uma segunda temporada confirmada, a série antológica What if? embarca de cabeça na temática de multiverso, tema central da fase 4, ao lado do vigia Uatu, após o mundo de realidades paralelas criado após o final de Loki. Este vigia, com a inigualável voz de Jeffrey Whight, serve como narrador da série. Dessa forma, nos é apresentado como uma entidade cósmica capaz de observar integralmente o universo em seus mais variados tempos e realidades, sem, teoricamente, interferir.

Esta premissa, no entanto, acabou não apenas agradando os fãs do material original, mas abriu uma gama de possibilidades nostálgicas para ser uma carta de amor ao universo cinematográfico da Marvel. Revisitando cenários, bem como figurinos e personagens que tiveram de ser deixados para trás conforme passaram os anos.

What If série Disney+ 2021 crítica primeiras impressões

Ideias aprovadas e descartadas de What If

A saber, a série What if? foi idealizada pela Disney em 2018 e anunciada no ano seguinte, com textos de A.C. Bradley e do artista de storyboards da Marvel Bryan Andrews, além da produção de Brad Winderbaum e, claro, Kevin Feige.

Assim, após a aprovação, cerca de 30 ideias de episódios foram propostas por Bradley, de onde 10 foram escolhidos por Feige para compor a primeira temporada. Contudo, apenas nove foram feitos. Isso porque um que teve de ser passado para a próxima temporada por conta dos atrasos causados pela pandemia da COVID-19.

Dentre os episódios descartados, estava um onde Peter Parker se transformaria em uma aranha gigante; assim como um episódio inspirado em Jurassic Park com os Vingadores transformados em dinossauros; e até um crossover com Luke Skywalker. Será que veremos algum destes nas próximas temporadas?

What If Disney+ série 2021 crítica primeiras impressões

E o primeiro episódio de What If?

Então, para o primeiro episódio, nada melhor que revisitar um dos principais cenários de realidades alternativas da cultura pop. A segunda guerra mundial.

Bradley nos leva de volta às forças aliadas contra o avante nazista, no momento em que o projeto Super Soldado se tornaria o peso definitivo para a vitória americana no combate. No entanto, uma pequena decisão de posicionamento durante a operação faria um Steve Rogers ferido não mais ser o icônico Capitão América e dar espaço para Peggy Carter ser o exército de uma única mulher.

A qualidade gráfica e o dinamismo das cenas de ação é outro grande atrativo à parte, bem como o caminhão de easter eggs e pequenas piscadelas de roteiros para aqueles que acompanharam os mais variados bastidores da produção dos filmes.

What If Disney+ série 2021 crítica primeiras impressões

E se?

Certamente há alguns elementos que podem ser considerados forçados na apresentação. A construção de um escudo de guerra que havia um motivo pessoal para o uso de Rogers, por exemplo, acaba aparecendo de forma gratuita nesta nova trama, a fim de apenas de manter a identidade visual.

Mas, com pouco tempo de tela, elementos novos e inventivos constroem um universo tão criativo e cativante que consegue abafar algumas forçadas de roteiro ou incongruências.

Enfim, com a promessa de vermos pela frente um drama amoroso cativante de Stephen Strange e os últimos trabalhos de Chadwick Boseman como Pantera Negra, as próximas oito semanas nos será guiada pelo vigia Uatu em grandes aventuras ao responder a simples pergunta: e se?

Por fim, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer de What If, do Disney+

[youtube v=”zq-dKITdTsE”]

Elenco da série What If

Jeffrey Wright
Jaimie Alexander
Hayley Atwell
Angela Bassett
Lake Bell
Paul Bettany
Leslie Bibb
Chadwick Boseman
Josh Brolin
Clancy Brown
Don Cheadle
Carrie Coon

Ficha Técnica de What If (Disney+)

Título original da série: What If
Criação: A.C. Bradley
Direção: Bryan Andrews
Roteiro: Ashley C. Bradley
Temporada: 1
Episódios: 9
Duração: 24-34 minutos
Data de estreia: sex, 02/10/20
Onde assistir à primeira temporada da série ‘What If’: Disney+
País: Estados Unidos
Gênero: comédia romântica
Ano de produção: 2020
Classificação: 14 anos

Pedro Marco

Pedro Px é a prova de que ser loiro do olho azul e com cabelos e barbas longas, não te garantem ser parecido com o Thor. Solteiro, brasiliense e cozinheiro, se destaca como autor de 7 livros, host do Pipocast, membro da Academia de Letras de sua cidade, fundador de Atlética universitária, padrinho da Helena, e nos tempos livres faz 40h semanais como engenheiro civil. Escreve sobre cinema desde que tudo aqui era mato, sendo Titanic seu filme favorito
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman