Resenha de Livro | O Rei Mocho, de Ungulani Ba Ka Khosa

Tatiana Reuter

|

25 de março de 2016

Um bom conto é aquele que, enquanto lemos, nos dá vontade de continuar lendo e então começamos a nos preocupar com as páginas que faltam para seu fim. Ao mesmo tempo, é aquela história que, quando termina, nos deixa satisfeitos. O Rei Mocho, de Ungulani Ba Ka Khosa segue essa linha.

A história, a fundação da mentira, é baseada na tradição oral, quando os mais antigos se reunem para contar casos que representam alguma lição, de qualquer tipo, para a vida. Como uma metáfora sobre a crença e a farsa, aqui vemos um caso em que o homem, mais uma vez, se introduz na natureza, no cotidiano dos animais para causar algum desequilíbrio. A fundação da mentira ou a criação da descrença, por outro lado, me remeteu ao mito bíblico da serpente, ainda que o objetivo aqui seja outro.

{FA874425-292C-43E3-A1FF-3B641D468EB7}_011_KAPULANA_CAPA_O-REI-MOCHOAssim, o conto é curto, nos deixando com vontade de ler mais, de conhecer mais das tradições e cultura moçambicanas. Desta coleção Contos de Moçambique da Editora Kapulana ainda virão 9 histórias, mas talvez fosse mais interessante – para os ansiosos como eu – se fosse um livro apenas, assim não precisaríamos aguardar os meses que antecipam cada edição, como temporadas de um seriado.

Esta edição, contudo, é rica pois nos traz as ilustrações que identificam o mocho como uma ave similar à coruja, além de percebermos outras tantas aves que nossa vida urbana não nos permite conhecer, bem como os barulhos que fazem, muito além do trinar que, para mim, seria o único verbo para tal. Com ilustrações em cores vivas, o trabalho em batique de Américo A. Mavale ganha destaque. Válido para ser contado a crianças e jovens, esse curto livro é um achado.

FICHA TÉCNICA

PESO 0.15 Kg
EDITORA Kapulana
ALTURA 21.00 cm
LARGURA 21.00 cm
PROFUNDIDADE 1.00 cm
NÚMERO DE PÁGINAS 27
IDIOMA Português
ACABAMENTO Brochura
CÓD. BARRAS 9788568846100
ONDE COMPRAR CLIQUE AQUI

Tatiana Reuter

Baiana residente no Rio. Produtora na tv, cineasta por formação. Vivo a base de vinho, pimenta e café forte. Escrevo no extraforte.blogspot.com e sou pós-graduada em Cinema Documentário. Programo o ano entre feriados e viagens e trafego entre Beatles e Gonzagão, fotos e livros.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman