Coletiva The Town - foto por Ariel Martini

Saiba tudo sobre o The Town, novo festival de música dos organizadores do Rock in Rio

Wilson Spiler

“Bem-vindo a São Paulo, The Town acontece”. Agora é oficial! O megaevento de música está confirmado para os dias 2, 3, 8, 9 e 10 de setembro de 2023. Em coletiva de imprensa, realizada no Palácio Tangará, os organizadores do Rock in Rio apresentaram o novo empreendimento do grupo. The Town celebra a mistura de diferentes culturas e fascinantes histórias que se encontram nas constantes manifestações artísticas de São Paulo.

O evento está programado para acontecer em 2023, na capital paulista, no Autódromo de Interlagos. E já em sua primeira edição vai reunir em torno de 600 mil pessoas em mais de 230 horas de música, com apresentações dos principais nomes da música mundial.

Para Roberto Medina, criador e presidente do Rock In Rio e do The Town, a efervescência da cultura paulista será o grande atrativo do festival.

“Sonhava em fazer um evento em São Paulo, mas precisava ter a cara da cidade. É um enorme prazer e uma responsabilidade ainda maior idealizar e produzir um evento tão grandioso, um projeto único, à altura dessa grande cidade, que foi a inspiração para a criação de The Town. São Paulo atrai gente que sonha, como eu. Ela é multicultural, vibrante e intensa. Da arquitetura à literatura, da poesia às artes plásticas, da música às performances artísticas, tudo é resultado de uma saudável mistura de diferentes culturas. É com essa inspiração que nasce The Town, que já no seu lançamento, estará entre os maiores eventos de música e entretenimento do mundo”, diz.

Roberto Medina The Town
Foto: Ariel Martini / Divulgação

Formato e conteúdo do The Town

Nesta tarde, o formato e conteúdo do The Town começaram a ser revelados. Foram apresentados ao público os nomes, bem como conceitos e detalhes de cada um dos seis palcos e espaços da futura Cidade da Música – nome que Interlagos vai receber durante o período do festival. Na cenografia, o local prestará uma verdadeira homenagem, não só à arquitetura e cultura da capital paulista, mas também aos paulistanos de nascimento ou de coração.

Fazendo jus à grandiosidade do festival, seis belas maquetes e um tour virtual pelo espaço mostraram uma Interlagos totalmente repaginada. A mudança será fruto de uma reforma que Prefeitura de São Paulo fará no espaço. A entrega será um legado para a cidade e uma oportunidade para todos os eventos que forem utilizar o espaço.

Pela primeira vez, uma área de 350 mil m² será utilizada por um evento no autódromo. A organização garante total conforto e segurança para os cerca de 600 mil visitantes que passarão por lá, durante o período do festival, previsto para cinco dias, 2, 3, 8, 9 e 10 de setembro de 2023.

“A grandiosidade dos números, os diversos espaços e tudo que estamos planejando em termos de palcos e atrações vão tornar The Town um evento onde todos vão querer estar, tanto as marcas quanto os fãs”, diz Luis Justo, CEO de The Town e do Rock in Rio.

Já nasce grande

The Town nasce robusto e com números de “gente grande”. Um investimento de aproximadamente R$ 300 milhões garantirá a entrega de um evento com a mesma qualidade e sofisticação do Rock in Rio. Não só no que tange sua implantação, mas também na oferta de entretenimento e potência dos artistas escalados.

Todo o investimento terá reflexos impressionantes na economia da cidade. A expectativa é que o festival movimente já em sua primeira edição R$ 1,2 bilhão no Estado de São Paulo. Além disso, o evento deve gerar mais de 27 mil empregos, auxiliando positiva e diretamente na retomada de diversos setores pós pandemia.

Inspiração do evento

Com a presença de algumas das mais importantes personalidades de São Paulo, Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio e The Town, abriu a coletiva falando da inspiração do evento.

“The Town nasce inspirado na cidade de São Paulo e vai ser realizado com toda nossa expertise em produzir experiências inesquecíveis para os fãs. Vamos reunir magia e entretenimento ao retratar uma cidade que é referência de diversidade, música, arte e cultura”, disse a executiva.

Roberta também destacou que o festival vai fazer história já em sua primeira edição. A ideia é que o The Town se torne motivo de orgulho para os fãs de música e cultura, um marco para a cidade e o público presente.

Roberta Medina The Town
Foto: Ariel Martini / Divulgação

Espaços do The Town

Ao público presente foram apresentados cada um dos espaços da Cidade da Música, bem como uma ideia de sua programação intensa.

Skyline

O palco Skyline é o maior palco do evento. Seu design é inspirado nos prédios emblemáticos da capital. A previsão é de quatro shows por dia, com a presença de grandes bandas nacionais e internacionais. Incluindo a tradicional queima de fogos de artifício sincronizada, na abertura e no encerramento. Representando sua grandiosidade, o palco terá as medidas de 88m x 30m.

The One

O palco The One tem como inspiração a arte urbana de São Paulo. Com o grafite como um dos principais representantes e tamanho de 61m x 25m. A cenografia será realizada com contêineres e grafismos de diversos artistas locais. Neste espaço se esperam conteúdos exclusivos do festival. Através de encontros e apresentações produzidas sob medida. As bandas consagradas e novos artistas devem consolidar o tom de diversidade de ritmos em shows únicos e inesquecíveis.

New Dance Order

O New Dance Order, palco dedicado à música de pista que fez sua estreia na última edição do Rock in Rio, desembarca no The Town. Sua proposta diferenciada estabelece a conexão entre o ser humano e a música, a partir de sensações vividas neste ambiente. Nesta narrativa totalmente futurista, a palavra da vez deste espaço é dançar. E as batidas serão as mais variadas – passando pelos gêneros house, techno, trance, bass, trap, EDM e outros beats eletrônicos. Todos preparados para envolver o público com uma energia singular. O palco para os artistas se apresentarem será na dimensão de 63m x 20m.

São Paulo Square

Prometido como o espaço com o maior número de selfies da Cidade da Música, a São Paulo Square virá inspirada na região em que a Cidade foi fundada e irá reunir alguns dos seus principais ícones históricos. Como a Catedral da Sé e a Estação da Luz, por exemplo. Tudo embalado ao ritmo de muito jazz e blues. Num cenário monocromático, a arte predominará nas performances artísticas, assim como música, dança e no colorido das obras, que tomará conta da plateia.

Factory

Inspirado nos antigos galpões das fábricas que ajudaram a elevar o nome de São Paulo, o Factory trará o mood da cultura urbana. O espaço terá performances de street dance e shows de trap, hip hop e rap, que estão entre os gêneros mais consumidos da cidade.

Arena Metrópolis

Além dos palcos, o evento contará com a Arena Metrópolis. A saber, o espaço abrigará um musical criado exclusivamente para The Town e que vai se espelhar no espírito do festival. Ao longo do dia, diversas sessões prometem impactar a plateia.

City Market

Aliás, a homenagem não estaria completa se não estivesse presente a gastronomia paulista. O City Market será o espaço gourmet, com deliciosos cardápios, criados exclusivamente para The Town e assinados por conceituados chefs, bares e restaurantes. A ideia é mostrar porque São Paulo, de fato, é reconhecidamente a capital gastronômica do nosso país.

Toda a cenografia é assinada por uma equipe de arquitetos, cenógrafos e engenheiros. Eles pensaram em cada detalhe, buscando incorporar a alma da arquitetura paulistana e fazerem jus à beleza da cidade em toda a decoração do Festival.

Área VIP

Outro local apresentado é a Área VIP. Projetada para receber cinco mil pessoas por dia, o espaço climatizado terá buffet assinado por renomado chef e bar exclusivo. Além disso, a área contará com estacionamento e acessos exclusivos para o evento.

Foto: Ariel Martini / Divulgação

Line-up do The Town

Mas o que todo mundo quer saber mesmo é quem vai se apresentar no The Town. Durante a coletiva, o festival anunciou Iza e Criolo, as vozes das músicas-tema do festival, como os primeiros artistas confirmados dos palcos que vão compor a Cidade da Música. Também presentes no evento para a imprensa, os dois cantores apresentaram juntos, pela primeira vez, as canções que moldam a identidade do The Town.

Após apresentar as primeiras atrações, os espaços e conteúdos da Cidade da Música, Roberta Medina pontuou a importância da indústria da música ao vivo para as pessoas:

“Acreditamos no poder do entretenimento e da cultura como pilares fundamentais de uma sociedade. Nossa crença só se fortaleceu durante a pandemia – período em que testemunhamos o quanto fez falta o ‘ao vivo’ na vida das pessoas. Com o Rock in Rio acontecendo no ano que vem e The Town em 2023, vamos proporcionar ao público experiências únicas e inesquecíveis que vão suprir a falta que fizeram nos últimos dois anos”, diz Roberta.

A executiva também destacou que, em pesquisa realizada junto ao paulistano, foi apontado que 85% das pessoas iriam a um evento do porte do Rock in Rio se acontecesse em São Paulo. Outro dado que a executiva revela é que 25% dos ingressos vendidos do Rock in Rio Card, em setembro deste ano, vieram de São Paulo.

Iza e Criolo The Town
Foto: Fernanda Tiné / Divulgação

Engajamento e transporte

Por ser realizado na maior cidade do Brasil e chancelado pelo Rock in Rio, The Town já nasce com grande repercussão nacional e internacional. O evento, certamente, promete que vai dar o que falar. Mais uma área de expertise que a produção aporta para o novo festival é a capacidade de construir narrativas, assim como gerar engajamento e conversas junto ao público. Visto que o novo festival já nasce com uma rede de mais de 12 milhões de seguidores, através dos canais do Rock in Rio.

Para Rodolfo Medina, vice-presidente de parcerias do Rock in Rio, a capacidade de emocionar e a reconhecida excelência na entrega crescerão no âmbito da Cidade da Música e atrairão olhares de grandes marcas.

“Sabemos do tamanho e da relevância desta capital mundial. Vamos buscar marcas que estejam alinhadas com a proposta do festival e que agreguem experiência para os fãs”, afirmou.

Além disso, os organizadores garantem que o cuidado com cada detalhe será uma prioridade em The Town. Para garantir uma melhor experiência, um novo e inédito esquema de trânsito está sendo pensado e desenvolvido, incluindo transporte público e privado.

Sustentabilidade

The Town traçará uma outra importante conversa com o público e a cidade como um todo: a da sustentabilidade. Assim como no Rock in Rio, o primeiro grande evento de música do mundo a ser certificado com a ISO 20.121 (ISO correspondente aos eventos sustentáveis) é carbono neutro há 15 anos. Além disso, debate temas relevantes para a sociedade desde sua criação. Então, para a organização, com o novo festival não será diferente.

“Vamos não só replicar e evoluir todos os compromissos e metas estabelecidas pelo Rock in Rio no que tange a sustentabilidade, mas queremos ir além. Vamos participar, aquecer o debate e dar voz a soluções e exemplos de como uma grande cidade por ser sustentável – econômica, ambiental e especialmente socialmente”, conta Roberta Medina.

“Hoje, um dos pilares do Rock in Rio é o que chancela Por Um Mundo Melhor a partir das diversas ações socioambientais que realizamos. Assumimos este compromisso em 1985 e desde então não paramos mais. Com o The Town não será diferente e ainda teremos a oportunidade de expandir as ações realizadas. São Paulo tem como premissa em seu DNA fazer acontecer, assim como nós. O público pode esperar por projetos grandiosos, como essa cidade merece”, finaliza.

Portanto, agora é esperar o anúncio de novas atrações do The Town e o pontapé inicial do festival. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN