Chip multi operadora; O Futuro já chegou no Brasil
Leandro Stenlånd
|5 de outubro de 2020
Hoje em dia a tecnologia avança cada vez mais. E cada dia que passa, estamos dia após dia conectados às redes sociais. Não obstante, é preciso dizer que é muito incomodo estar em um determinado local no qual sua operadora não funcione.
Nossa equipe, por diversos momentos, teve péssimas experiências em certas localidades, onde a Oi não funcionava. O mesmo aconteceu em um certo local em que a Tim não conseguia sequer conectar ao 4G.
Isso dá-se pela distância entre a antena da operadora ‘mais próxima’ de ti e de seu celular. Quando está muito longe, o alcance é tão nulo que, cria-se a chamada área de sombreamento.
Problema comum em operações de monitoramento, a área de sombra não pode ser totalmente evitada – ou culpada – pelo operadora. Isso porque suas causas são diversas, acarretando em problemas de sinal, que interrompem a comunicação entre o celular e software. Quando isso acontece, não são registradas as posições do aparelho, o que pode comprometer a operação em alguns casos.
Uma definição exata, as áreas de sombras se caracterizam pela ausência de sinal das redes 2G, 3G e 4G. Os motivos mais comuns para que isso aconteça são: presença de barreiras físicas como prédios, shoppings e galpões; locais de difícil cobertura como encosta de montanhas e áreas baixas; fatores técnicos da área de cobertura ou até mesmo a falta de antenas.
A USABILIDADE DO CHIP MULTI OPERADORA NO BRASIL
Até agora, para quem quisesse utilizar mais de uma linha em seu smartphone, era necessário a aquisição de um modelo Dual SIM, porém, graças a uma nova tecnologia, as coisas mudaram.
Quem não se recorda dos celulares compatíveis com 4 chips vendidos no camelô? Logo será possível em qualquer celular!
MAQUINAS POS
- Wolverine já está disponível no Fortnite
- Conheça as músicas do ‘FIFA 21’: lista tem sucesso de Anitta!
- Mad Rat Dead recebe novo trailer; Assista!
QUANDO TEREMOS ESSE CHIP NOS CELULARES?
A maioria dos chips multi operadoras não possuem numeração e sim apenas um sistema corporativo induzindo diversas operadoras num único sistema. Aliás, diga-se de passagem que não estamos longe disso acontecer. Hoje já existem chips multi, porém há o que chamamos de sistema de franquia/pacote para empresas que vendem esse tipo de função.
Ainda é caro disponibilizar um chip onde possa cadastrar, por exemplo, os 4 números das operadoras. O que pode-se dizer é que tudo demanda boa vontade. Mas essa boa vontade é dispendiosa e muita das vezes nem tão interessante. Se você compra um chip multi e vê que sempre a rede Claro é a mais forte, isso vai forçar você a ter ou carregar apenas o chip daquela operadora e evitar as demais. Como toda operação de troca de operadora é feita automaticamente sem precisar de intervenção humana, certamente o cliente terá acesso às informações daquela operadora que está com melhor sinal naquele momento.
Ainda não sabemos quanto será cobrado aqui no Brasil pelo serviço, mas os clientes no exterior pagam uma taxa salgada por mês para cada linha virtual, com limite máximo de cinco linhas por usuário e oito aparelhos por linha.
Atualmente a realidade do nosso país não comporta, financeiramente, este tipo de tecnologia ainda. Devemos levar em consideração tarifas pagas pelas telecoms para habilitação e manutenção das linhas moveis.
INTERNET LIMITADA VS INTERNET ILIMITADA
A saber, o consumo de dados pode ser um problema a frente.
Assim, é importante levar em conta que para conseguir firmar um acordo de interconexão entre as operadoras é necessário que todas estejam de comum acordo com o volume do pacote de dados disponibilizado no plano.
Ao usar um CHIP multi operadora, o telefone celular estará automaticamente pesquisando pela operadora com a melhor qualidade de sinal e, acima de tudo, sem interrupção no acesso à internet.
NÍVEL DE SINAL BAIXO SERÁ COISA DO PASSADO
O nível de sinal de cada operadora, mesmo Multi Chip, pode variar de acordo com a região e, dependendo de onde a operação de telemetria está localizada, a comunicação das aplicações pode ser impactada.
É importante, então, fazer uma pesquisa antes de adquirir um chip M2M para verificar qual operadora tem o melhor nível de sinal na região desejada.
Neste sentido, a solução de algumas empresas pode ser muito útil, pois apresenta um mapa de calor multioperadora.