Cinema ao Pé da Letra – Parte 29 | A Decupagem e o Nascimento de um Filme

Pedro Lauria

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27 de abril de 2014

Quando é que um filme nasce?
Quando o a ideia matriz do filme surge?
Quando o roteiro é escrito?
Quando a câmera é ligada?
Tudo depende do que se considera como essencial para um filme. Partindo do pressuposto, por exemplo, de que a narrativa não é essencial (afinal, filmes experimentais – sem “história” ainda sim são filmes), poderíamos logo descartar a ideia e o roteiro. Então seria quando ligamos a câmera?
Também não. Ligar a filmadora é um passo muito posterior na produção do filme. Antes disso, todos os atores já estão ensaiados, a direção de arte, já está acertada, o som e a fotografia já sabem o que fazer… E isso tudo só existe por conta da decupagem.
Esse processo de nome estranho e que permite piadinhas infames (decupa eu?)  é o primeiro e mais importante papel do diretor dentro de um filme. A palavra que vem do berço do cinema, a França (découper; “cortar em pedaços”), define a etapa pela qual o diretor constrói como será mostrado aquele filme. Lembram – eu sei que não – quando falei sobre a transposição da linguagem de texto para a linguagem de vídeo (ou em outras palavras, do roteiro escrito para o vídeo filmado) ? Então, a decupagem é parte integral desse processo.
Mas nada melhor que um exemplo visual para compreender isso.
Imaginemos que no roteiro de Matrix, tenhamos a seguinte cena escrita.
“NEO passa por uma porta giratória, entrando assim em um grande Hall repleto de SEGURANÇAS. Ele segura uma mala. Continuando seu andar, Neo passa por dentro de um detector de metais, que APITA. O som, faz com que o SEGURANÇA 1 o intercepte.
SEGURANÇA 1
Por favor, vai tirando o que você carrega. Carteira, chaves…
Neo abre seu sobretudo e revela que carrega inúmeras armas.
SEGURANÇA 1
Puta merda!

Neo dá um golpe no peito do segurança. Os outros seguranças prontamente reagem.”

*Percebam que se estivéssemos falando de um livro, tal situação estaria muito melhor descrita – mas falamos de um roteiro, um guia estrutural para a construção de um filme.
Frente a isso, o diretor, depois de definir com seus outros diretores de núcleos (fotografia, arte, som…) como o filme vai parecer (ele será filmado em 35mm? como será o design das máquinas?  o som terá uma pegada realista ou digital? ), terá que decupar essa cena. E ele, empregando a linguagem cinematográfica, pode fazê-lo de N formas diferentes. Pensem em como vocês decupariam essa cena (decidam os movimentos e posicionamento de câmeras e personagens).
Tempo para pensar.
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E ai, como ficou? Bem, vamos ver como fizeram os irmãos Wachowski.

Obrigado ao Tito, que eu não faço ideia de quem seja, por facilitar meu trabalho e disponibilizar esse exercício na Internet.

Obrigado ao Tito, que eu não faço ideia de quem seja, por facilitar meu trabalho e disponibilizar esse exercício na Internet.


O storyboard (desenhos para ilustrar a cena) geralmente vem acompanhados a decupagem (as descrições de movimentos e posicionamentos de câmera e dos personagens).

O storyboard (desenhos para ilustrar a cena) geralmente vem acompanhados a decupagem (as descrições de movimentos e posicionamentos de câmera e dos personagens).


E esse é o resultado final.:
https://www.youtube.com/watch?v=Es2uYtSJh-Y
Agora vocês já começam a entender o papel do diretor?
Nas próximas semanas ele ficará ainda mais claro.

Pedro Lauria

Em 2050 será conhecido como o maior roteirista e diretor de todos os tempos. Por enquanto, é só um jovem com o objetivo de ganhar o Oscar, a Palma de Ouro e o MTV Movie Awards pelo mesmo filme.
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