Crescer Não é Brincadeira crítica do filme da Netflix de 2022

Foto: Netflix / Divulgação

‘Crescer Não é Brincadeira’ versa sobre confiança

Taynna Gripp

|

20 de julho de 2022

A vida de Waldek (Maciej Karas) é tudo que qualquer garoto de oito ou nove anos já sonhou: ele é amado e muito mimado por sua mãe, e passa horas e horas do dia jogando videogame, afinal, é um gamer profissional! Como tal, as prioridades do garoto se concentram basicamente em jogar e aproveitar todas as mordomias que sua mãe super protetora oferecem. O menino sequer serve seu próprio leite pela manhã.

Entretanto, tudo que havia de mais perfeito na jornada do pequeno herói é ameaçado quando sua mãe acaba viajando para tratar uma doença muito grave e Waldek fica sob os cuidados de uma tia um tanto quanto peculiar. Agora ele, juntamente com seu fiel amigo Staszek (Patryk Siemek), precisa encontrar um novo parceiro para sua equipe em meio à rotina diferente proposta pela tia e pela paixão recém descoberta por uma vizinha. Mas afinal quem disse que crescer era fácil?

Leia também:

O empenho e a delicadeza de ‘Não Me Diga Adeus’

‘Casa de Antiguidades’ é assustadoramente atual

Carregado na nostalgia, ‘Live is Life’ diverte e emociona

Boas lições de moral

Apesar de básica, a premissa de Crescer Não é Brincadeira (Za Duzy Na Bajki), filme polonês que estreou na Netflix essa semana, oferece boas lições de moral. O longa aborda a confiança em si mesmo, a mentira, as amizades e até um pouco da grande aventura que é se apaixonar pela primeira vez. As crianças, Waldek, Staszek e Delfina (Amelia Fijalkowska) são cativantes e estão bem. Destaque para o personagem principal que tem bastante carisma e uma veia já acentuada para o humor. Outro ponto alto do filme é tia Mariola (Amelia Fijalkowska). Suas intervenções na vida do sobrinho transformam o menino em uma pessoa mais apta para a vida e fazem finalmente com que ele cresça e enfrente seus medos.

Crescer Não é Brincadeira é uma boa opção para um filme infantil. Não há nada no longa que possa ser considerado impróprio. A fórmula de Sessão da Tarde cai como luva e vale como deixa para um programa em família no fim de semana. Bom para trabalhar com os pequenos conceitos fundamentais abordando as mentiras contadas em vários momentos da obra, como quando a mãe de Waldek acaba não sendo sincera sobre sua doença com seus familiares. Ou até mesmo o menino quando mente sobre ter inscrito o time em um torneio de games.

Não é um filme infantil memorável, mas também não chega a ser um tempo perdido. A direção de Kristoffer Rus foi até indicada para um prêmio em seu país natal. A lição mais importante que o filme nos traz em 106 minutos é que uma dose de confiança em nós mesmos é sempre muito preciosa, mas é fundamental também poder confiar e contar com outras pessoas, afinal, são elas que vão estar lá por nós. Sempre.

Onde assistir ao filme Crescer Não é Brincadeira?

A saber, Crescer Não é Brincadeira está disponível para assinantes da Netflix. Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Crescer Não é Brincadeira, da Netflix

Crescer Não é Brincadeira (Netflix): elenco do filme

Maciej Karaś
Dorota Kolak
Karolina Gruszka

Ficha Técnica: filme Crescer Não é Brincadeira (Netflix)

Título original do filme: Za Duzy Na Bajki
Direção: Kristoffer Rus
Roteiro: Agnieszka Dabrowska
Duração: 106 minutos
País: Polônia
Gênero: comédia dramática
Ano: 2022
Classificação: 10 anos

Taynna Gripp

3

Créditos Galáticos: 3

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman