Crítica de Filme | Rio, Eu Te Amo

Anna Cecilia Fontoura

|

11 de setembro de 2014

Estreia hoje (11/09) nas telonas o filme Rio, Eu Te Amo. Grandes diretores nacionais e internacionais apresentaram, em forma de curta-metragem, seus diferentes pontos de vista sobre o Rio através de histórias que tinham como cenário algum ponto da Cidade Maravilhosa (claro que predominaram os cartões postais e as belezas naturais, mas a zona norte e comunidades não ficaram de fora). Esses curtas foram “costurados” de forma bem cuidadosa e natural, através de cenas de transição em que os personagens se interligavam de alguma forma, ou seja, ficou com muito mais cara de longa do que os outros filmes da franquia Cities of Love. Em “Nova York, Eu Te Amo” houve esse mesmo esforço para linkar os personagens, mas na versão brasileira, isso foi mais bem sucedido.

Com um elenco de 50 atores (entre nacionais e internacionais), Rio, Eu Te Amo teve momentos de grandes atuações como no curta protagonizado por Fernanda Montenegro e Eduardo Sterblicht (que está mais acostumado com a comédia, mas deu conta do recado). A história baseada em fatos reais mostrava uma moradora de rua que é encontrada por seu neto e mostra seu ponto de vista- um tanto peculiar da vida- para ele. Outro destaque, em termos de atuação, ficou por conta de Cauã Antunes, de 6 anos, que viveu um esperto garotinho de rua no longa “Milagre”. Destaco também a atuação de Laura Neiva e Land Vieira que deram vida a dois deficientes em um curta dramático (bem diferente da história de deficiente de “Nova York, Eu Te Amo”, diga-se de passagem, infinitamente melhor…).

Fernanda Torres dá vida uma moradora de rua que reencontra o neto Foto: Divulgação

Fernanda Montenegro dá vida a uma moradora de rua que reencontra o neto    Foto: Divulgação

Foram aproximadamente duas horas de ótimos roteiros que emocionaram o público seja com histórias dramáticas, engraçadas, poéticas, polêmicas e até no sense… Destaco entre os melhores curtas o de José Padilha, em que o personagem de Wagner Moura sobrevoa o Cristo reclamando dos problemas do Rio e debochando do título de Cidade Maravilhosa. Essa expressão artística – que quase teve que ser cortada do filme devido à reclamações da Igreja Católica – foi essencial para que o filme não ficasse algo como marketing para estrangeiro ver… E claro, Wagner Moura sempre arrasa! Outro destaque ficou por conta do poético curta de Carlos Saldanha (diretor de animações como “Rio 2”) que teve como protagonistas Rodrigo Santoro e Bruna Linzmeyer. Os artistas deram vida a um casal de bailarinos do Theatro Municipal. Com uso de jogo de luz e sombra e muita expressão corporal, o curta ficou primoroso!

O Theatro Municipal é o homenageado do curta sobre um casal de bailarinos Foto: Divulgação

O Theatro Municipal é o homenageado do curta sobre um casal de bailarinos
Foto: Divulgação

Embora a liberdade para criar histórias possíveis e impossíveis sobre o Rio fosse a premissa de Rio, Eu Te Amo, um curta não me convenceu… A primeira vista pode até parecer algo original fazer uma história cômica sobre vampiros no Rio, mas levando em consideração que Chico Anísio já fez isso com seu personagem “O Vampiro Brasileiro” e que em “Paris, Eu Te Amo” também teve uma história sobre vampiro, esse teoria cai por terra. Tonico Pereira interpreta um garçom vampiro que já mordeu tanta mulher que deu até para montar um bloco de carnaval… Protagonizou também essa “fábula” a atriz Roberta Rodrigues, que sinceramente ficou muito mais engraçada numa das cenas de transição do filme… A culpa realmente não foi dos atores, mas parece que a direção do curta quis seguir a linha de“Nova York, Eu Te Amo” trazendo também uma personagem prostituta e manter o tema vampiro presente em “Paris Eu Te Amo” só que misturando tudo à moda brasileira, ou seja, samba (já que foi de direção estrangeira). E assim o curta termina em carnaval. Mas, esse escorregãozinho não comprometeu a qualidade de Rio, Eu Te amo não… Aliás, sempre há quem goste do no sense!

Com belíssima fotografia e trilha sonora, um enorme elenco de qualidade, ótimos diretores e a Cidade Maravilhosa como protagonista, Rio, Eu Te Amo merece ser assistido!

BEM NA FITA: Belíssima fotografia e trilha sonora, grande elenco de qualidade, ótimos diretores. Rio, Eu Te Amo é o melhor dos três filmes da franquia Cities of Love. Mais naturalidade nas cenas de transição dando melhor unidade ao filme.

QUEIMOU O FILME: Desnecessário fazer um curta sobre um vampiro carioca…. mas, há quem goste, tenho certeza. Mas, valeu pela audácia embora tenha sido sem noção… Quase que a igreja Católica consegue retirar um dos melhores curtas devido a uma polêmica envolvendo religiosidade. Mas, o Cristo Redentor, Wagner Moura e o diretor José Padilha permaneceram no filme!

FICHA TÉCNICA:

Gênero: Drama
Direção: Andrucha Waddington, Carlos Saldanha, Fernando Meirelles, Guillermo Arriaga, Im Sang-soo, John Turturro, José Padilha, Nadine Labaki, Paolo Sorrentino, Stephan Elliott, Vicente Amorim
Roteiro: Andrucha Waddington, Carlos Saldanha, Fellipe Barbosa, Im Sang-soo, John Turturro, Nadine Labaki
Elenco: Basil Hoffman, Bebel Gilberto, Bruna Linzmeyer, Cláudia Abreu, Débora Nascimento, Eduardo Sterblitch, Emily Mortimer, Fernanda Montenegro, Harvey Keitel, Jason Isaacs, John Turturro, Land Vieira, Laura Neiva, Marcelo Serrado, Márcio Garcia, Michel Melamed, Nadine Labaki, Regina Casé, Roberta Rodrigues, Rodrigo Santoro, Ryan Kwanten, Stepan Nercessian, Tonico Pereira, Vanessa Paradis, Wagner Moura
Produção: Emmanuel Benbihy, Valéria Amorim
Fotografia: Ricardo Della Rosa
Trilha Sonora: Khaled Mouzanar, Pedro Bromfman
Duração: 110 min.
Ano: 2014
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Estreia: 11/09/2014 (Brasil)
Distribuidora: Warner Bros
Estúdio: Conspiração Filmes / RioFilme
Classificação: 12 anos

Anna Cecilia Fontoura

Jornalista graduada pela Universidade Estácio de Sá e pós-graduada pela Universidade Cândido Mendes. Além de jornalista cultural, é redatora freelancer. Escrever é sua verdadeira paixão! Se considera uma pessoa determinada e criativa, porém um pouquinho sonhadora...
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman