Crítica | ‘Outlander’ – 1ª Temporada

Anderson Vidal

|

25 de junho de 2015

Desde que Outlander estreou, lá pra Agosto de 2014, eu sempre me interessei em assistir, porém nunca tive a oportunidade de tempo, então, há algumas semanas me dediquei a apreciar essa história que me deixou completamente apaixonado.

Inscreva-se em nosso canal | Blah Cultural – YouTube

Outlander acompanha a história de Claire (Caitriona Balfe), em 1945, uma enfermeira que, após trabalhar na Segunda Guerra viaja para a Inverness, na Escócia, com o marido Frank Randall (Tobias Menzies), para uma nova lua de mel, depois de terem ficado cinco anos separados. Frank está investigando sobre a história de seu antepassado Jonathan ‘Black Jack’ Randall. E após presenciar um ritual druida no monte Craigh na Dun, Claire ouve um barulho vindo das pedras e ao tocá-las, é transportada para a Escócia em 1743.

Jamie após salvar Claire das garras de Jack Randall.

HBO anuncia painel de ‘Game of Thrones’ na CCXP 2018

Histórias de viagens do tempo ocorrem em montes por ai, e algumas são melhores que as outras, é claro, mas nenhuma delas possui a delicadeza e a força que encontrei em Outlander. Assistindo aos episódios e acompanhando a vida dos escoceses que resgatam Claire das garras de Jack Randall, é como se estivéssemos sendo transportados para aquela época junto a Claire. Nos apaixonando por Jaime Fraser (Sam Heughan). O trabalho de cenografia, figurino, ambientação, tudo, é tão bem feito e cuidadosamente trabalhado, que nos enche os olhos.

CRÍTICA | 1ª e 2ª Temporada de ‘Lore’: a estupenda série de contos da Amazon Prime

Claire não é daquelas personagens que resolve tomar vantagem em ser ‘do futuro’ e se gabar com isso. Ela é inteligente, e todo o conhecimento dela em sua época, ela utiliza ali para ajudar, como os remédios que ela faz e as doenças que ela conhece e poder tratar e curar. Em momento algum ela decide enlouquecer e contar para todos o que realmente aconteceu, em vez disso, ela se vê sendo acusada de ser espiã inglesa, não podendo voltar para o monte Craigh na Dun e virando curandeira do Castelo Leoch e vivendo nas masmorras.

Outlander-001

Classifico Outlander em duas partes, os primeiros 8 episódios, e os últimos 8 episódios. Na primeira metade somos apresentados a um local de incertezas, onde a própria Claire não quer permanecer ali e voltar, a qualquer custo, para a sua época e o seu marido. Em momento algum podemos confiar inteiramente em algum personagem, acompanhamos a evolução de verem Claire como uma inimiga, e após ser jogada na estrada com o Clã MacKenzie e vemos os costumes dos homens nessa época, e mesmo com o imenso machismo, Claire consegue a admiração e o respeito desses homens, pela sua sabedoria e conhecimento. Vemos Claire presenciando todas as injustiças do Clã visitando os vilarejos arrecadando aluguel de famílias que não tem como pagar a não ser com cabeças de gado e os acusa também de ladrões, mas ao passar mais tempos com eles, sabe que aquilo precisa ser feito por política.

Netflix confirma elenco de peso na CCXP 2018

Eis então que Jack Randall entra pra valer na história, o vejo como um dos piores vilões que já vi nas telinhas, todo o sofrimento que ele faz com Jaime o açoitando é de ardes as nossas próprias costas, e as cenas foram incríveis, o sangue e a pele de Jaime sendo esfolada. Claire tentando voltar para Inverness e quase conseguindo com o tenente Thomas, mas quando Jack aparece e faz a cabeça de todos contra Claire e o joguinho deles, um mentindo para o outro foi demais, até Jack bater em Claire e a fazer ser vista como inimiga também dos ingleses.

OUT_107-20140513-ND_0702.jpg

Claire precisando se casar com Jaime para se tornar uma legitima escocesa e se livrar dos Casacas Vermelhas, foi um dos momentos mais belos da série. Todo o episódio do casamento foi narrado numa delicadeza que nos deixou ainda mais apaixonados por Jaime, que diz lembrar-se de todos os detalhes do melhor dia de sua vida, e a primeira noite dos dois foi linda.

CRÍTICA | ‘Homecoming’ é uma série enigmática, que conta com Julia Roberts em um thriller nostálgico

E o episódio 8 fecha a primeira parte com Frank procurando Claire, querendo saber o que aconteceu com ela, e lá no primeiro episódio uma mulher lê o futuro de Claire na xícara de chá e diz que ela terá uma vida dupla, então ela diz isso para Frank, que possui uma lenda de viajantes do tempo, e que eles sempre voltam. E foi sensacional a sequencia de Frank no monte Craigh na Dun em 1945 e Claire em 1743, e a passagem de tempo fazendo com que um ouça o chamado do outro. Até ser presa por Jack Randall e o nosso Jaime a salvando.

Jamie-BJR-flogging-still

Agora os últimos 8 episódios, que foi do retorno do hiatus, já marca a segunda etapa, mais sólida e ainda melhor do que a primeira. O retorno foi ótimo pela narrativa do episódio ser na visão de Jaime – e todos os outros são pela visão de Claire, e ele tendo que punir Claire por tudo que ela fez e ao mesmo tempo fazendo uma promessa a ela que nunca mais fará aquilo só nos deixa claro do amor que ele realmente sente por ela, e Claire sem ter noção alguma da confusão que ela se meteu e o que fez com os escoceses contra os ingleses. E a partir daí, a visão de Claire muda perante o novo mundo que ela se encontra, a vida dela está em risco e ela tem que aceitar que não está mais em 1945 onde à voz feminina dela tem mais força, e começa a viver em tal época. Até brigando com a – super bitch – Laoghaire, que sempre foi apaixonada por Jaime e não aceita o casamento deles e faz um voodoo.

Em novo teaser, HBO anuncia data de estreia da última temporada de ‘Game of Thrones’

A amizade de Claire e Geillis, que sempre me deixou com uma pulga atrás da orelha, e que nos entrega o momento ápice da temporada, depois da esposa de Dougal morrer misteriosamente e Geillis envenenar seu marido, as duas são acusadas de bruxaria e são presas, condenadas a fogueira. E foi muito bom o julgamento delas na época, mais uma vez elogiando aos montes o trabalho de caracterização de ambiente, figurino e tudo que deixa a cena mais real a época apresentada. E a descoberta de que Geillis também veio do futuro, de 1968. Ela livrando a barra de Claire e se assumindo ser bruxa, mostrando a marca de vacina de varíola e dizendo ser a marca de satã e dizendo estar grávida de belzebu foi incrível! Mas ainda não estou certo de sua morte, uma vez que não a vimos queimar na fogueira. E Claire contando toda a verdade para Jaime foi lindo.

Outlander 2014

Então com tudo isso, Jaime leva Claire até o monte Craigh na Dun para ela ir embora, porém ela não o abandona e nisso conhecemos Lallybroch, odiamos e nos apaixonamos por Jenny, a irmã de Jaime, descobrimos que Jack Randall chicoteou Jaime com ainda mais raiva porque queria usufruir do corpo dele, e ele não aceitou, e por base de uma emboscada, Jaime é preso e sentenciado a forca.

CRÍTICA | Westworld – 2ª Temporada [SEM SPOILERS]

Nisso presencio uma das Season Finale mais difícil e dolorosa. Foi de nos destruir vendo Jack Randall abusando e estuprando Jaime, e pior ainda, foi a angustia de Jaime com as conseqüências desse ato, não querendo nem que Claire se aproximasse dele de tamanha vergonha e desejando a morte, depois da sua integridade e dignidade ter sido arruinada. Mas depois de uma franca, sensível e forte conversa com Claire, Jaime supera os acontecimento e agora vão para a França e Claire grávida! Uffa! Que temporada! Que série!

Cena difícil de assistir!

Outlander me ganhou logo de início e a cada episódio foi me conquistando e me encantando ainda mais, e toda vez que começava a abertura eu me apaixonava mais e mais. Que abertura linda! Toda a qualidade da série, o roteiro afiadíssimo e as atuações magistrais fizeram de Outlander ser uma das melhores séries dessa temporada. Impossível não ficar fascinado com a grandiosidade da produção, que merece ser apreciada, premiada e ainda mais reconhecida. E um grande destaque para a linda trilha sonora, que foi feita por Bear McCreary só para a série, vale a pena conferir!

CRÍTICA | Westworld – 2ª Temporada – Devaneios sobre um final grandioso [COM SPOILERS]

E agora Claire determinada a mudar os fatos que ela sabe que acontecerão, os escoceses morrerão em vão no futuro que ela conhece, será que conseguirá mudar isso? Quando Jack Randall disse que soube que ela foi acusada de bruxaria, ela diz que o amaldiçoa, dizendo à data que ele nasceu e a data que morrerá, porque eles não mataram Randall? Tiveram tantas chances! O que França acrescentará na segunda temporada? Quais problemas e situações eles passarão? Jaime ainda não foi absolvido dos crimes que supostamente cometeu, isso ainda será um problema? Ansioso!

Você irá na CCXP 2018? Nos procure, por lá!

Everton DuarteAdriano Valente | Giovanna Landucci | Pedro Marco | Alex Rodrigues
Haa, Outlander é baseado nos livros de Diana Gabaldon, o primeiro foi lançado em 1991 e até agora são 8 livros, a primeira temporada foi baseada no livro Outlander – A Viajante do Tempo, e agora a segunda temporada será baseada no livro 2, Outlander – A Libélula no Âmbar. Pretendo ler os livros e o mais rápido possível, ter resenha aqui!

Anderson Vidal

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman