Crítica de Teatro | Domando a Megera

Antonio de Medeiros

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28 de julho de 2015

A famosa história de briga de cão e gato de Catarina e Petruchio, da obra “A Megera Domada” de Shakespeare, ganha uma versão musicada e apresentada com bastante humor pelos atores do “Nós do Morro”, Domando a Megera.

O grupo se utiliza de aspectos circenses como palhaço e contorcionismo para devolver ao texto uma de suas características principais que é o resgate da popularidade da obra de Shakespeare, que agrada e é compreendido por todas as classes sociais e faixas etárias. As risadas das crianças na primeira fileira da plateia não me deixam mentir. Os adultos também se divertem com os diversos jogos com a palavra, os duplos sentidos e as referências contemporâneas.

Domando a Megera conta com um grande elenco de 17 jovens e uma banda unidos pela paixão em comum, o teatro.  Do desempenho dos atores, podemos destacar Hugo Alves (Grumio), Marcello Melo (Petruchio) e Melissa Arievo (Catarina).

A  ideia de mostrar um grupo apresentando a peça, esse uso do teatro dentro do teatro, cabe muito bem ao mundo shakespeariano, assim como em “Hamlet”, no prólogo da “Megera Domada”  o bardo inglês se utiliza também dessa tática.

Alguns aspectos podem ser aprimorados: a repetição de algumas gags, como a torre de Pisa, enfraquecem a piada assim como o divertido uso da palhaça dentro da mala, feito mais de duas vezes, ambos, eliminando o fator de surpresa e comicidade.

Uma das falas finais de Catarina, no longo trecho em que ela aconselha as mulheres como se comportarem frente aos homens tem em seu subtexto uma grande carga de ironia, que não pode ser ignorada. Parece que Catarina defende uma submissão ao homem quando na verdade, como todo o mundo sabe, a mulher esperta domina o homem, deixando-o acreditar que é ele quem manda. Catarina é uma dessas mulheres fortes, que podem ser fisicamente frágeis, no entanto, são muito mais domadoras do que domadas.

::FICHA TÉCNICA

 Texto Original: William Shakespeare
Tradução e adaptação: Luís Paulo Corrêa e Castro
Direção: Fernando Mello da Costa
Elenco: Camilo Oliveira, Cida Costa, Eduardo Bastos, Gizela Mascarenhas, Hélio
Rodrigues, Hugo Alves, Juliana Melo, Renata Grieco, Leo Bitencourt, Lorena Baesso,
Luís Delfino, Melissa Arievo, Marcello Melo, Nino Batista, Paula Almeida, Renan
Monteiro, Samuel Melo, Sandro Mattos, Tatiana Delfina e Vanessa de Aragão.
Direção Musical e Música Original: Gabriel Moura
Figurinos: Kika de Medina
Cenografia: Fernando Mello da Costa
Designer de luz: Renato Machado
Preparação Corporal, Direção de Movimento e Coreografias: Márcia Rubin
Técnica Vocal: Leila Mendes
Instrutora de canto: Gabriela Geluda
Instrutor de técnica circense: Rafael Senna
Direção de Produção: Dani Carvalho

Antonio de Medeiros

Antonio de Medeiros apenas digita os textos entregues pela própria Patty, ou por seu sobrinho Fernandinho, em papeizinhos escritos à mão (cartõezinhos amarelados de fichamento) ou datilografados, às vezes manchados de café ou quase sempre de whiskey. Ela me fez prometer que eu não modificaria nem uma única vírgula. De modo que não me responsabilizo por sua opinião e pitacos. (Antonio De Medeiros é formado em Turismo pela UniRio. Atualmente, é funcionário público. Passou pela CAL e pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Ama Cinema, Literatura e Teatro. Sonha em ser escritor. Enquanto escreve peças e um romance, colabora para o site "Blah Cultural")
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