Game of Thrones

‘Game of Thrones’ – Episódio 4 (8ª temporada) | CRÍTICA

Cadu Costa

|

6 de maio de 2019

Game Of Thrones é uma das maiores séries de todos os tempos. Sua produção, sua audiência e seus milhões de fãs comprovam isso. Mas algo incomoda muito algumas vezes. E vamos falar disso hoje.

Leia mais:

CRÍTICA | ‘GAME OF THRONES’ – EPISÓDIO 3 (8ª TEMPORADA)
CRÍTICA | ‘GAME OF THRONES’ – EPISÓDIO 2 (8ª TEMPORADA)
CRÍTICA | ‘GAME OF THRONES’ – EPISÓDIO 1 (8ª TEMPORADA)

Como sabem, vamos ter um texto cheio de SPOILERS. No entanto, essa será uma crítica diferenciada. Vamos dissecar como sempre fazemos, mas vamos nos aprofundar numa personagem. O nome dela é Daenerys Targaryen (Emilia Clarke).

Após ‘A Longa Noite’ e a vitória dos vivos sobre o Rei da Noite (Vladimir Furdik), o que poderíamos esperar de GoT? Que ela fosse GoT, claro, com suas tramas políticas e tensões sem fim em busca do poder. A guerra agora é contra Cersei Lannister (Lena Headey), a vilã mais odiada que Lorde Sith ou Thanos.

Foto: HBO / Divulgação

Após o funeral emocionado de todos os mortos na Grande Guerra, os sobreviventes comemoram com festa, bebidas e um enorme banquete em Winterfell. Dany nomeia Gendry (Joe Dempsie) como um autêntico Baratheon e o Lorde de Ponta Tempestade.

Agora Gendry Baratheon, ele tenta pedir a mão da heroína Arya Stark (Maise Williams), que nega por não ser nenhuma lady. Ela vai embora com Sandor ‘O Cão’ Clegane (Rory McCann) para Porto Real.

Também temos o outro momento aguardado por fãs entre Brienne (Gwendoline Christie) e Jaimie Lannister (Nikolaj Coster Waldau). Eles finalmente têm sua noite de amor. Quer dizer, amor de uma parte, né? Porque Jaimie a abandona no meio da noite para ir à Porto Real se juntar à Cersei. Ou não? A conferir.

Leia mais:

GAME OF THRONES | ANALISAMOS AS TEORIAS DA OITAVA – E ÚLTIMA – TEMPORADA
GAME OF THRONES | TEORIAS DA OITAVA – E ÚLTIMA – TEMPORADA (PARTE 2)
GAME OF THRONES | PRECISAMOS FALAR SOBRE A ‘LONGA NOITE’ E ARYA (RAINHA) STARK!

Samwell Tarly (John Bradley-West) e Gilly (Hannah Murray) também parecem ter seus momentos fofinhos finais com o anúncio da gravidez e sua despedida de Winterfell.

Aliás, esse é um episódio de mais de uma hora com muitas despedidas e algumas revelações. E claro que a principal envolve Jon Snow (Kit Harington). Bran (Isaac Hempstead-Wright), com a confiança de Jon, conta à Sansa Stark (Sophie Turner) e Arya sobre a real identidade do irmão (primo, né?) ser um Targaryen.

O cara ainda pede que as irmãs não contem à ninguém. Mas, a primeira Sônia Abrahão da história surgiu em Westeros e atendia pelo nome de Sonsa, quer dizer, Sansa Stark. Ela conta pra Tyrion Lannister (Peter Dinklage) que não aguentando em si o segredo, conta pro Léo Dias medieval, Varys (Conleth Hill). Isso não é mais segredo, isso virou revista Tititi. Isso sem falar que Jon virou um tremendo mané por não demonstrar sequer gratidão ao seu lobo Fantasma. Um péssimo e mal agradecido dono de pet.

Foto: HBO / Divulgação

Enfim, vamos focar em Daenerys como combinado. Vamos lembrar do episódio 10 da 6ª temporada. Dany estava com todos os dragões, todos os exércitos, ela era invencível. Tinha unido todos os khalasares, possuía o apoio de diversas casas de Westeros,  conseguiu navios, lealdade… tinha tudo.

Mas ela estava poderosa demais, né? E num mundo como o de hoje, uma heroína superpoderosa ainda traz certos problemas, né? Então o que faremos com a personagem mais bem construída do seriado inteiro? Vamos inventar um macho pra ela se apaixonar e assim ficar com cara de boboca e perder metade do que conquistou NA MARRA.

Só pra começar, nesse episódio, vimos no melhor estilo Romero Jucá e Michel Temer, Tyrion e Varys planejarem uma conspiração contra Dany, o seu dragão Rhaegal morrer cruelmente como um pato pelas tropas de Euron Greyjoy (Pilou Asbaek) e, como desgraça pouca é bobagem, seus navios serem atacados e sua fiel escudeira Missandei (Nathalie Emmanuel) ser capturada e decapitada por Montanha (Hafthór Júlíus Björnsson) a mando de Cersei.

Foto: HBO / Divulgação

Agora analisem conosco: após inventarem o romance com Jon Snow, Dany perdeu dois dragões, o exército quase inteiro e vai ser traída por pessoas que juraram apoio a ela só porque a p#$$@ do JON SNOW agora tem a linhagem do rei. Na moral, linhagem é o que menos importa em GoT, linhagem NUNCA importou, o trono sempre foi de quem conquistou. E ninguém merece conquistar mais do que Daenerys Targaryen.

‘Ain, mas os Targaryens são conhecidos pela loucura’, ‘ela é filha do Rei Louco’… amiguinhos, Cersei mandou tacar fogo vivo no Alto Septo de Baelor todo, matou uma porrada de inocentes e não vimos ninguém chamando ela de louca da mesma forma que estão chamando a Dany, só por ela estar cogitando vingar as mortes de quem ela ama.

Por exemplo, os dothraki não eram só um exército pra Dany, eram o povo dela, que ela perdeu lutando pelo Norte. Viserion, seu dragão, era filho dela, que morreu pra salvar o Norte. Missandei, sua mais leal e fiel amiga, foi morta. Rhaegal foi morto.  Percebem que ela perdeu TUDO lutando pelos outros?????

Foto: HBO / Divulgação

E depois de ela ter sacrificado tudo que ela conquistou SOZINHA pra ajudar esse otário do João das Neves, geral vai apunhalá-la pelas costas e todo mundo que estava com ela vai virar a p#$$@ da casaca. É isso mesmo? É essa coerência que estamos tendo? Galera, que LIXO. Na moral.

Se tivesse ido direto pra Porto Real e queimado logo tudo, morreriam menos pessoas do que vão morrer agora. Mas os conselheiros (leia-se produtores imbecis) a desviaram do seu propósito inicial e agora vão causar uma desgraça MUITO MAIOR.

As perdas da Cersei justificam as merdas que ela faz. As perdas da Arya justificam as merdas que ela faz. Mas as perdas da Daenerys não. Ela tem que assistir todo mundo q ela ama MORRER e não pode fazer nada, porque ela tem que ser boazinha e perfeita, se não todo mundo trai ela.

Foto: HBO / Divulgação

Mais uma vez, Daenerys perdeu:

  • Dothrakis;
  • Imaculados;
  • Missandei;
  • 2 dragões;
  • Jorah Mormont (Iain Glein);
  • Lealdade dos ‘conselheiros’;
  • Legitimidade ao trono.

Ela está com raiva, e quer se vingar. Estão chamando-a de ‘Rainha Louca’. Estamos fartos de vê-la perder. Por isso:

Go, Dany!
You’re a dragon.
BE A FUCKING DRAGON!

Por fim, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: Game of Thrones
Temporada: 8
Direção: David Nutter
Roteiro: George R.R. Martin (baseado n’As Crônicas de Gelo e Fogo), David Benioff, D.B. Weiss, Dave Hill, Gursimran Sandhu, Ethan J. Antonucci
Elenco: Peter Dinklage, Nikolaj Coster-Waldau, Lena Headey, Emilia Clarke, Kit Harington, Sophie Turner, Maisie Williams, Liam Cunningham, Nathalie Emmanuel, Alfie Allen, John Bradley, Isaac Hempstead Wright, Gwendoline Christie, Conleth Hill, Rory McCann, Jerome Flynn, Kristofer Hivju, Joe Dempsie, Jacob Anderson, Iain Glen, Pilou Asbæk, Anton Lesser, Richard Dormer, Gemma Whelan, Ben Crompton
Produção: HBO
Distribuição: HBO
Gênero: Drama, Fantasia
Ano: 2019
Classificação: 16 anos

Cadu Costa

Cadu Costa era um camisa 10 campeão do Vasco da Gama nos anos 80 até ser picado por uma aranha radioativa e assumir o manto do Homem-Aranha. Pra manter sua identidade secreta, resolveu ser um astro do rock e rodar o mundo. Hoje prefere ser somente um jornalista bêbado amante de animais que ouve Paulinho da Viola e chora pelos amores vividos. Até porque está ficando velho e esse mundo nem merece mais ser salvo.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman