Crítica | ‘Os Smurfs e a Vila Perdida’ surpreende com filme totalmente animado

Anderson Vidal

|

6 de abril de 2017

Em sua terceira aventura nos cinemas, Os Smurfs, desta vez, surgem em um filme totalmente animado, diferente dos dois anteriores nos quais misturavam atores reais com animação. O longa estreia nessa quinta-feira (6) e o resultado não poderia ter sido melhor.

Os Smurfs e a Vila Perdida (Smurfs: The Lost Village) consegue viajar mais alto do que seus antecessores justamente por conta dele ser todo em animação, algo que ficava um pouco limitado por conta dos atores/realismo/verba dos anteriores. Agora, com essa terceira aventura, conseguem criar um visual extremamente deslumbrante.

Na história, os smurfs vivem em perfeita harmonia em sua vila, cada um com a sua habilidade e/ou vocação. Existem cantores, pintores, comilões, aventureiros, fofoqueiros, maldosos e por aí vai… Porém, a Smurfete não se encaixa em nenhuma dessas habilidades e, ainda por cima, é a única menina na vila, sentindo-se totalmente deslocada. Até que ela encontra uma criaturinha na floresta, decide ir atrás para descobrir e, posteriormente, avisar que o temido vilão Gargamel está atrás da vila.

O roteiro é bem fraquinho e é o ponto negativo de todo o longa. Eles reutilizam muitos plots dos filmes anteriores como desculpa/justificativa para este, causando um pequeno desgaste, como se já tivéssemos assistindo àquela história. O deslocamento da Smurfete reflete no fato dela não ser um smurf real e sim uma criação do Gargamel feita de massinha. Os roteiristas reutilizam essa mesma história, chegando em forma de preguiça para este terceiro filme. No entanto, isso não compromete a boa diversão e aventura que Os Smurfs e a Vila Perdida proporciona.

Todas as cenas e aventura, desde a mais básica com eles brincando numa espécie de rampa até eles fugindo das garras de Gargamel, são magnificas e belíssimas, principalmente a sequência em que eles atravessam o rio. Esse take possui uma criatividade e originalidade que poucas vezes vi numa animação. É maravilhoso para os nossos olhos, proporcionando-nos uma experiência incrível.

Os personagens são extremamente carismáticos! Ficamos apaixonados pelo Desastrado, pelo Gênio e pelo Robusto (os que acompanhamos na viagem). A Smurfete é lindíssima e apresenta um crescimento muito significativo no longa, o que não houve nos dois anteriores.

A descoberta do que possui na Vila Perdida e o desfecho da animação são lindíssimos, chegando a emocionar de tão belo e delicado. Eles retrataram em um desenho tudo o que ocorre. Muito bom! Já o 3D é completamente desnecessário, sendo bem utilizado pouquíssimas vezes. Acredito que a versão 2D nos apresente um visual ainda melhor, uma vez que essa característica é o que mais se destaca entre os pontos positivos da obra.

TRAILER:

FOTOS:

FICHA TÉCNICA:

Título original: Smurfs: The lost village
Direção: Kelly Asbury
Elenco: vozes de Ariel Winter, Michelle Rodriguez, Joe Manganiello, Julia Roberts, Mandy Patinkin, Demi Lovato (no original); vozes de Ivete Sangalo e Rodrigo Lombardi
Distribuição: Sony
Data de estreia: qui, 06/04/17
País: Estados Unidos
Gênero: animação
Ano de produção: 2016
Classificação: livre
3D

Anderson Vidal

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman