documentário Histórias e Rimas O Filme crítica Festival In-Edit Brasil 2021

Documentário ‘Histórias e Rimas’ faz um mergulho na intimidade de rappers

Cadu Costa

|

23 de junho de 2021

Para os fãs de rap, uma ótima notícia. Estreia no dia 25 de junho, na Mostra Brasil do Festival In-Edit 2021, o documentário Histórias e Rimas: O Filme, do diretor Rodrigo Gianetto. Com depoimentos de vários nomes da cena, como Racionais MC’s, Emicida, Negra Li, Projota, Thaíde, Karol Conká, Projota, GOG, Black Alien; bem como os gringos do The Pharcyde, o filme faz um mergulho na intimidade desses artistas que transformam rimas autobiográficas em música.
O documentário Histórias e Rimas é muito interessante por mostrar uma era na vida de artistas hoje consagrados (Emicida, Projota) e alguns até cancelados como Karol Conká. Todas as entrevistas ocorreram ao longo de uma década, de 2009 a 2019. Em comunicado à imprensa, o diretor Rodrigo Gianetto explicou sua ligação com o hip hop:

“Fui criado na Zona Sul de São Paulo e onde eu vivia os jovens escutavam samba ou rap. Eu fazia parte do movimento a partir do momento que decidi me integrar e conhecer mais das periferias próximas. Fiz amigos que me ajudaram nesse mergulho nesse universo”, comenta.
“Eu cantava em grupo de rap, organizava eventos aos 15 anos no Ipiranga, na favela de Heliópolis. Ao longo dos anos, quando me tornei diretor, decidi filmar a intimidade que nenhuma reportagem de televisão teve acesso”, explica Gianetto.
[youtube v=”jMNtQEqHdes”]

Rappers em início de carreira

De fato, ao longo do filme, podemos ver como Rodrigo e sua câmera transitam livremente pelo universo rapper brasileiro com desenvoltura e intimidade. Parece estar acostumado com o meio e os MCs acostumados com ele.
As realidades de cada um dos entrevistados é o chamariz do filme. É muito impactante ver nomes como Emicida e MC Soffia no começo de carreira, em versões infantes até. Ou depoimentos dos mais cascudos como os caras dos Racionais, GOG ou Dexter. É como se o longa-metragem fosse mais do que um encontro entre gerações. Soa como um mapa de onde veio e para onde vai o hip hop no Brasil.
Com o acúmulo de cenas de São Paulo ao Rio de Janeiro, Los Angeles à Nova Iorque, fica ainda mais evidente como o gênero reflete mais do que música. O documentário Histórias e Rimas é um registro das trajetórias de gente comum numa busca incessante por espaço, em cenários tão desiguais e estigmatizados que não sobra outra alternativa a não ser a resiliência e o desejo de nunca desistir. Porque, como já dizia mano Sabotage, “O rap é compromisso / Não é viagem / Se pá fica esquisito, aqui Sabotage.”
[youtube v=”1SFtlO8_FD8″]

Sobre o Festival In-Edit Brasil

Por fim, o In-Edit Brasil, festival democrático que recebe a première de Histórias e Rimas, é um evento cinematográfico que tem como objetivo fomentar a produção e a difusão de filmes documentários que tenham a música como elemento integrador. A princípio, o Festival nasceu em Barcelona em 2003. Porém, atualmente é realizado em diversos países como Espanha, Chile, Grécia e Holanda.
Por outro lado, no Brasil, o In-Edit acontece desde 2009. A 13ª edição do festival acontece de forma online, de 16 a 27 de junho, com mais de 50 filmes nacionais e internacionais inéditos no circuito comercial, anuncia a programação de 2021. Pelo segundo ano consecutivo, devido à Covid-19, o festival acontece de forma online, alcançando todo território nacional. A saber, toda a programação estará disponível na plataforma do festival, in-edit-brasil.com.

Trailer do documentário ‘Histórias e Rimas: O Filme’

[youtube v=”-y5NGAEz3KY”]

Ficha Técnica

Título original: Histórias e Rimas: O Filme
Idioma original: português
Direção: Rodrigo Giannetto
Roteiro: Rodrigo Giannetto
Elenco: André Ramiro, Black Alien (Gustavo), BIG, B Negão, DBS Gordão Chefe, Cappadonna, Dexter, DJ Hum, Dj KL Jay, Don Pachino, Edgard, Edi Rock, Eli Efi, Elly DMN, Emicida, Fernandinho Beat Box, Flora Matos, Gaspar Zafrica, GOG, Helião RZO, Ice Blue, Jr RDG, Kamau, Karol Conká, Kauan MC, Lino Krizz, Lounge LO, Mano Brown, Marcelo D2, Marechal MC, Markão DMN, Max B.O, MC Soffia, NDEE Naldinho, Negra Li, Pac Div, The Pharcyde, Power Tongue, Pregador LUO, Preta Rara, Projota, Rafael LDC, Rappin Hood & Posse, Rincon Sapiência, Rubia RPW, Sabota Jr , Sandrão RZO, Shame, Sick Jacken, Sophia MC, Sombra MC, SP Funk, Speed, Tassia Reis, Thaíde, W.O RPW, Ylsão Negredo
País: Brasil
Data de Estreia: qui, 25/06/21
Onde assistir ao documentário ‘Histórias e Rimas’: Festival In-Edit 2021, às 22h (acesso gratuito com limite de visualizações)

Cadu Costa

Cadu Costa era um camisa 10 campeão do Vasco da Gama nos anos 80 até ser picado por uma aranha radioativa e assumir o manto do Homem-Aranha. Pra manter sua identidade secreta, resolveu ser um astro do rock e rodar o mundo. Hoje prefere ser somente um jornalista bêbado amante de animais que ouve Paulinho da Viola e chora pelos amores vividos. Até porque está ficando velho e esse mundo nem merece mais ser salvo.
7
Créditos Galáticos

Créditos Galáticos: 7

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman