ecofalante play martírio

Conheça a Ecofalante Play, plataforma de cinema para educadores

Wilson Spiler

|

24 de março de 2021

A Ecofalante, organização da sociedade civil que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade, acaba de lançar sua nova plataforma de streaming: a Ecofalante Play.
Aliás, totalmente gratuita, a plataforma será exclusiva para profissionais de educação. Sejam eles professores, educadores ou instituições de ensino. A ideia é que eles utilizem o cinema como ferramenta para discutir questões socioambientais contemporâneas em sala de aula.
O acervo conta com mais de 130 filmes brasileiros e internacionais. As produções abordam temas como emergência climática, bem como consumo, cidades, energia, conservação, economia, trabalho e saúde. A Mostra Ecofalante de Cinema, que fez a curadoria das obras, é atualmente o maior festival de cinema com temática socioambiental realizado na América do Sul.
Ademais, a Ecofalante desenvolve projetos de cunho educacional ao longo do ano. Exibindo filmes e organizando debates e formações de professores em escolas, universidades e equipamentos culturais. Assim, a plataforma Ecofalante Play vem para adaptar essas atividades à nova realidade de distanciamento social. Além disso, visa ampliar e democratizar o acesso aos conteúdos oferecidos pela organização.

Ecofalante Play

A nova plataforma surge no contexto da pandemia, onde as atividades a distância são priorizadas. Durante o evento de 2020, professores programaram dezenas de debates a partir dos filmes exibidos na Mostra Ecofalante de Cinema, o que estimulou a criação da plataforma.
Entre os filmes que estarão disponíveis na nova plataforma, destacam-se produções premiadas em diversos festivais ao redor do mundo. Além disso, foram sucesso na edição mais recente da Mostra Ecofalante de Cinema.

Emergência climática

Em Emergência Climática, “Breakpoint: Uma Outra História do Progresso” (França), dirigido por Jean-Robert Viallet; bem como “A Era das Consequências” (EUA), de Jared P. Scott; e “Obrigado, Chuva” (Noruega/Reino Unido), de Julia Dahr, são alguns dos filmes que merecem sua atenção.

  • Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa

Consumo

Por outro lado, na questão do Consumo, vale a pena ficar de olho em “Ladrões do Tempo” (Espanha/França), dirigida por Cosima Dannoritzer; assim como “Beleza Tóxica” (Canadá), de Phyllis Ellis; e “O Custo do Transporte Global” (Espanha/França) dirigida por Denis Delestrac.

Campo

Já na temática Campo, o filme “Os Despossuídos” (Canadá/Suíça), dirigido por Mathieu Roy; “Dolores” (EUA), de Peter Bratt; e “Espólio da Terra” (Áustria), de Kurt Langbein, são alguns dos destaques.

Povos Tradicionais

Por fim, na categoria Povos Tradicionais destacam-se produção brasileira “Amazônia Sociedade Anônima”, do diretor Estêvão Ciavatta; o documentário “Resplendor”, de Claudia Nunes e Erico Rassi; e “Martírio”, com direção de Vincent Carelli em colaboração com Ernesto de Carvalho e Tatiana Almeida.

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman