enquanto houve amor crítica do filme

HG_060818_GATRELL_0025.RAF

‘Enquanto Houver Amor’: a beleza na tristeza

Wilson Spiler

|

11 de novembro de 2021

O novo longa-metragem do diretor e roteirista William Nicholson, Enquanto Houver Amor (Hope Gap) conta a história de um casal, Grace (Annette Bening) e Edward (Bill Nighy), que está casado há 29 anos. A visita do filho Jamie (Josh O’Connor) ganha um contorno dramático quando o pai comunica que quer o divórcio da mãe.

A jornada do cineasta para trazer a história do rompimento de um casamento para as telonas já vem de longo tempo. Desde a experiência da separação de seus próprios pais. Quando jovem, os pais de Nicholson se separaram, após quase 30 anos de casamento, afetando-o profundamente e, enfim, mudando a maneira como o próprio via sua família.

Catarse e poesia

Apesar desse aspecto pessoal, Enquanto Houver Amor não é uma história sombria, mas triste e catártica. Afinal, a personagem de Bening, que era quem não aceitava a separação, sai mais forte da história. Assim como o próprio filho, mais retraído, consegue entender os dois lados e aceitar melhor a situação. É uma trama onde os dois (ou três) personagens são falhos. Um texto dramático e honesto, sem julgamento ou sentimentalismo.

Nicholson trata a separação com uma certa poesia, deixando para o espectador a escolha do que é certo ou errado, mas sem apontar um vencedor ou perdedor. O diretor e roteirista também expõe como essa situação afeta não só os protagonistas, mas quem a vida inteira viu o relacionamento estável virar pó da noite para o dia. Mesmo já adulto, o filho também sente a dor da mãe e compreende a razão do pai, estreitando ainda mais o relacionamento entre eles.

Com excelentes atuações (principalmente de Benning) e uma belíssima fotografia, Enquanto Houver Amor acompanha o desenrolar de três vidas que passam por estágios de choque, descrença e raiva, até uma possível resolução. Não há vilões nem heróis. São apenas pessoas boas que viveram muito tempo sob erros antigos e agora estão pagando o preço. Uma história sobre sobrevivência e de , apesar da tristeza,  esperança. Afinal, nunca é tarde para tentar ser feliz.

Onde assistir ao filme Enquanto Houver Amor?

A saber, o filme Enquanto Houver Amor estreia na próxima quinta-feira (18) exclusivamente nos cinemas. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Enquanto Houver Amor

Enquanto Houver Amor: elenco do filme

Annette Bening
Bill Nighy
Josh O’Connor

Ficha Técnica

Título original do filme: Hope Gap
Direção: William Nicholson
Roteiro: William Nicholson
País: Reino Unido
Duração: 100 minutos
Gênero: drama
Ano de produção: 2019
Classificação: 14 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
8
Créditos Galáticos

Créditos Galáticos: 8

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman