Evangelion 3.0+1.0 Thrice Upon a Time crítica de filme anime amazon prime video

‘Evangelion: 3.0+1.0 – Thrice Upon a Time’ encerra a saga com chave de ouro

Thiago Alexandre

|

20 de agosto de 2021

Desde o dia 13 de Agosto está disponível no Amazon Prime o Evangelion: 3.0+1.0 – Thrice Upon a Time, conclusão da série de OVAs Rebuild of Evangelion. Em conjunto com os outros três filmes, ele compõe a tetralogia da saga, que visa encerrar a história do jeito que sempre foi sonhado e nunca possível (e que mesmo assim quase não aconteceu). Afinal de contas, foram oito anos de idas e vindas desde o lançamento do terceiro filme.

Caso você não saiba, Neon Genesis Evangelion teve o Mangá lançado em 1994 e o anime com 26 episódios estreou em 1995. A série agradou principalmente por se vender como um anime mecha, mas que na verdade discute temas psicológicos, filosóficos e religiosos. Mesmo com o sucesso de lançamento, o estúdio Gainax passou por dificuldades financeiras e isso resultou num final duvidoso e prá lá de complicado para a série. Para tentar corrigir isso, dois OVAs foram lançados. Death & Rebirth, que condensa os primeiros 24 episódios contendo algumas animações novas com um final inacabado no lugar dos dois últimos episódios e The End of Evangelion, que realmente ficou responsável em ser um ponto final para a série…

Evangelion Thrice Upon a Time

Mais histórias por vir?

Ou não, já que em 2006 uma série de quatro OVAs foi anunciada para contar a história mais uma vez com uma conclusão totalmente nova. Assim, em 2007 estreou Evangelion: 1.0 You Are (Not) Alone e, dois anos depois, estreou Evangelion: 2.0 You Can (Not) Advance. Com esses dois filmes, a série Rebuild of Evangelion deixou claro que não seria um reboot, mas uma continuação. A principal indicação disso ficou por conta da cor da água do mar (vermelha e não azul) e por algumas das falas do Kaworu para o Shinji. Foram necessários mais três anos e, em 2012, entrou em cartaz Evangelion: 3.0 You Can (Not) Redo. Assim, finalmente entramos em um território totalmente novo na história, porém ficamos com o final mais aberto de todos.

E então, depois de nove anos de espera e algumas incertezas, aqui estamos com o grande privilégio de apreciá-lo, depois de sua estreia arrebatadora no Japão em março desse ano. Naquele país, Evangelion: 3.0+1.0 – Thrice Upon a Time passou a ser o longa mais assistido já feito por Hideaki Anno. Esse também é o maior filme da tetralogia com quase três horas de duração, que passam sem que sejam percebidas, tamanha a intensidade que essa produção tem.

Evangelion Thrice Upon a Time

A trama

A história é uma continuação direta de onde o terceiro filme nos deixou. Em suma, com a Asuka guiando uma Rei que tenta encontrar seu espaço no mundo e um Shinji apático por ter falhado em reverter os estragos do Quase Terceiro Impacto. Além disso, traumatizado por ter visto a morte de Kaworu, a única pessoa que realmente demonstrou gostar de estar ao seu lado. Em paralelo temos a WILLE comandada pela Misato executando uma missão chave tentando invadir o QG da Euro NERV em Paris.

Esse tempo de convivência entre os pilotos será fundamental para enfim termos o maior descobrimento e desenvolvimento dos nossos queridos protagonistas. Até mesmo por causa disso, o ritmo lembra muito o da série clássica. Mas, ao contrário do que acontecia, agora teremos o aparecimento de outros personagens para auxiliar nessa progressão. Inclusive as personagens da Rei e Asuka são mais bem exploradas nesse ponto e isso colabora positivamente para o desenvolvimento da história.

Evangelion Thrice Upon a Time

Respeito ao legado

A trilha sonora continua marcante. A música clássica continua marcando presença nos momentos decisivos, porém agora houve uma mudança importante. A composição de um ritmo novo, aparecendo para sinalizar uma mudança importante.

De um jeito mais direto que os filmes dos anos 1990, ele não desrespeita o seu legado. Além disso, finalmente teremos o encerramento das histórias da NERV, da SEELE, bem como de seu programa de Instrumentalidade Humana, com a WILLE desempenhando um papel crucial. Os pilotos dos EVAs também tem participação intensa. Eles são agraciados com um merecido final, sem pontas soltas que prejudiquem o entendimento de quem está assistindo. Aliás, essa foi uma característica marcante de toda a série Rebuild of Evangelion: conseguir se explicar de um jeito mais fácil e ainda assim não perder a complexidade do enredo.

Por fim, já estou ansioso para assistir infinitamente, como as possibilidades de futuro do Shinji…

Então, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Evangelion: 3.0+1.0 – Thrice Upon a Time

[youtube v=”eg52STcRODM”]

Ficha Técnica

Título original: Evangelion: 3.0+1.0 Thrice Upon a Time
Direção: Hideaki Anno, Mahiro Maeda, Katsuichi Nakayama, Kazuya Tsurumaki
Elenco: Megumi Ogata, Megumi Hayashibara, Kotono Mitsuishi, Yuriko Yamaguchi, Motomu Kiyokawa, Takehito Koyasu, Kōichi Yamadera
Distribuição: Toho, Toei e Khara
Onde assistir Amazon Prime Video
Data de estreia:
sex, 13/08/2021
País: Japão
Gênero: animação, drama, ação
Ano de produção: 2021
Classificação: 16 anos

Thiago Alexandre

9
Créditos Galáticos

Créditos Galáticos: 9

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman