Festival de Cannes 2023

Foto: Festival de Cannes 2023 / Divulgação

Festival de Cannes 2023: Um panorama da participação feminina e dos desafios da desigualdade de gênero

Vanderlei Tenório

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19 de maio de 2023

A 76ª edição do prestigioso Festival de Cannes teve início na última terça-feira (16) e já está despertando grande expectativa entre os cinéfilos e a indústria cinematográfica mundial.

A ser realizado de 16 a 27 de maio de 2023 na encantadora cidade francesa, o festival apresenta um aumento significativo na representatividade feminina em sua programação, embora a desigualdade persista como um tema subjacente.

Palma de Ouro

Neste cenário, a categoria mais aclamada do evento, a “Palma de Ouro”, terá 19 filmes concorrendo, sendo que seis deles são realizados por talentosas mulheres. Obras como “La Chimera”, da italiana Alice Rohrwacher, “Club Zero”, da austríaca Jessica Hausner e “Last Summer”, da francesa Catherine Breillat, serão exibidas, contribuindo para uma maior diversidade e perspectiva feminina.

Além disso, outras 14 mulheres estão competindo em diferentes categorias do festival, ampliando ainda mais a presença e a voz feminina no evento. No total, a programação abrange 51 filmes, entre longas-metragens e curtas-metragens, dos quais 16 serão exibidos ao longo dos dias de realização do festival.

Aumento da presença feminina

Embora esse aumento na representação feminina seja um avanço em relação à edição anterior, na qual apenas cinco filmes realizados por mulheres foram selecionados para a categoria principal, é importante observar que o número de filmes realizados por mulheres ainda permanece abaixo de 50% na 76ª edição de Cannes, demonstrando uma desigualdade contínua.

Contudo, sem dúvida, Cannes desempenha um papel de extrema relevância no contexto cinematográfico, pois possui a capacidade de impulsionar e enaltecer o trabalho das realizadoras. Essa valorização se traduz em um reconhecimento essencial da importância da diversidade dentro da indústria do cinema.

Cannes como oportunidade

Através do festival, são criadas oportunidades únicas para que as cineastas apresentem suas obras e sejam expostas a um público amplo e diversificado. Ao oferecer essa plataforma, o festival contribui para a visibilidade e a promoção do trabalho dessas artistas, ampliando seu alcance e permitindo que suas vozes sejam ouvidas.

Para tanto, a valorização da diversidade no âmbito cinematográfico deve ser um elemento crucial para a evolução e o progresso da indústria. Nesse quadro, ao destacar o trabalho das realizadoras, o festival desafia os estereótipos de gênero e rompe com as normas tradicionais, que historicamente deram menos espaço e oportunidades para as mulheres no cinema. A valer, essa abordagem cria um impacto significativo, incentivando uma maior representatividade e inclusão na produção cinematográfica.

Necessidade de perspectivas e experiências diversas

Ao enfatizar a importância da diversidade, o festival estimula o debate e a reflexão sobre a necessidade de perspectivas e experiências diversas no cinema. Lembramos que, a diversidade não se limita apenas ao gênero, mas também engloba a representação de diferentes etnias, culturas, orientações sexuais e backgrounds sociais.

Ao destacar essas diferentes vozes e narrativas, o evento contribui para a expansão da compreensão e empatia do público, promovendo uma maior consciência sobre as questões sociais e a multiplicidade de experiências humanas.

Agente de mudança e transformação

Em suma, o papel desempenhado pelo festival, portanto, vai além de uma simples celebração do trabalho das realizadoras – esse que deve ser ainda mais difundido. Ele atua como um agente de mudança e transformação dentro da indústria cinematográfica, impulsionando a criação de um ambiente mais inclusivo e igualitário.

Ao fomentar a diversidade, o festival abre portas para novas perspectivas, talentos e histórias, enriquecendo o panorama cinematográfico e fortalecendo a indústria como um todo.

Produções femininas na “Palme d’or”:

Club Zero

Dirigido por Jessica Hausner, “Club Zero” aborda a história de uma professora que começa a dar aula em uma escola de prestígio e introduz uma nova disciplina aos alunos chamada “alimentação consciente”. No entanto, a boa ideia acaba se transformando em algo negativo.

Anatomie d’une chute

Sob a direção de Justine Triet, o suspense “Anatomie d’une” chute retrata a história de uma mulher acusada de matar seu marido. A única testemunha do incidente é o filho do casal, um menino de 11 anos com deficiência visual, que participa do julgamento e enfrenta um dilema moral.

Les Filles D’Olfa (As Filhas de Olfa, em tradução literal)

A produtora tunisiana Kaouther Ben Hania traz “Les Filles D’Olfa”, uma mistura de ficção e documentário que conta a história de uma mulher que vive o terror de ter uma de suas filhas desaparecendo de forma inexplicável. A trama gira em torno da busca pela verdade por trás desse caso.

Banel et Adama

Dirigido pela senegalesa Ramata-Toulaye, “Banel et Adama” se passa em uma pequena aldeia remota ao norte do Senegal. A trama acompanha um casal cuja vida é abalada por uma decisão errada tomada pelo homem, que se torna chefe da comunidade.

La Chimera

Dirigido pela italiana Alice Rohrwacher, “La Chimera” narra a história de um jovem arqueólogo envolvido em uma rede internacional de artefatos roubados. O elenco conta com nomes como Isabella Rossellini, Josh O’Connor, Alba Rohrwacher e Luca Chikovani.

L’Été Dernier (Último Verão, em tradução literal)

“L’Été Dernier” é uma produção erótica da cineasta francesa Catherine Breillat, conta a história de uma advogada que se apaixona pelo filho do primeiro casamento de seu marido. O elenco inclui Léa Drucker, Olivier Rabourdin, Clotilde Courau e o estreante Samuel Kircher.

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Vanderlei Tenório

Vanderlei Tenório é colunista dos jornais Tribuna do Sertão e Gazeta Regional de Jaguariúna, dos portais 082 Notícias e JB Notícias, do Web Jornal O Estado RJ – OERJ, colaborador do portal Repórter Nordeste, da Revista Alagoana, do jornal Tribuna de Itapira e do site português Cinema7Arte, além de editor da página Cinema e Geografia. Siga o jornalista no perfil pessoal, como colunista e em Cinema e Geografia.
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