Os 20 anos de ‘Um Grande Garoto’

Fabio Martins

|

16 de maio de 2022

Pode parecer estranho que os dois textos mais recentes da coluna sejam baseados em obras literárias do inglês Nick Hornby. Mas temos que convir que seus textos marcaram (e muito) a geração dos anos 90 e a passagem para os anos 2000. E, principalmente, que, assim como ‘Alta Fidelidade’, ‘Um Grande Garoto’ é uma deliciosa comédia sobre relacionamentos, amadurecimento e, como não poderia deixar de ser, recheada com muita música.

Mas o grande foco aqui é realmente sobre relacionamentos. Não apenas entre casais ou a busca do par perfeito, que faz com que o rico, imaturo e descompromissado com tudo e com todos Will Freeman (Hugh Grant) inventa uma mentira abjeta apenas para conquistar mulheres. Mas também entre a mãe depressiva Fiona Brewer (Toni Collete), que acaba de ser salva de uma tentativa de suicídio pelo filho Marcus (Nicholas Hoult), que além dos problemas em casa ainda sofre com bullyng na escola.

Um Grande Garoto
Crédito: divulgação

Encontros e desencontros

E justamente em uma dessas mentiras, os caminhos de Will e Marcus se encontram. E, com isso, uma inusitada e inesperada amizade começa a surgir entre os dois. De maneira abrupta e invasiva, a princípio. Mas, com o passar do tempo, tanto um quanto o outro começam a perceber que ambos, de certa forma, precisam um do outro.

Afinal, Will é um imaturo por natureza que vive uma ótima vida financeira graças aos royalties recebidos por uma famosa canção natalina composta pelo seu pai. Enquanto Marcus, sem pai, com uma mãe totalmente fora dos padrões convencionais, precisou amadurecer ainda criança para enfrentar a vida praticamente sozinho.

Um Grande Garoto
Crédito: divulgação

Música e humor

Embalando esse relacionamento inusitado, Um Grande Garoto apresenta uma trilha sonora deliciosa, composta pelo cantor britânico independente de pop folk, Badly Drawn Boy. Além disso, o típico humor inglês dita o ritmo da produção, transformando-a em uma deliciosa comédia, um drama tocante e, claro, um romance reconfortante.

Longe de ser um filme inesquecível e também muito distante de ser uma produção dispensável, Um Grande Garoto é comovente e um dos pontos altos da carreira de Grant, ator que tinha um belo timing tanto para comédia, quanto para o drama e o romance. E para os fãs do X-Men uma bela surpresa é ver o último Fera da saga dos mutantes, ainda garotinho, brilhando em seu primeiro papel de destaque no cinema.

Onde assistir ao filme Um Grande Garoto?

A saber, Um Grande Garoto está disponível para locação no Youtube, Google Play e na Apple TV Plus.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

 Trailer do filme Um Grande Garoto

Um Grande Garoto: elenco do filme

Hugh Grant
Nicholas Hoult
Toni Collette
Rachel Weisz

Ficha Técnica

Título original: About a Boy
Direção: Chris Weitz, Paul Weitz
Roteiro: Peter Hedges, Chris Weitz, Paul Weitz
Data de estreia: 17 de maio de 2002
Duração: 101 minutos
País: Reino Unido, França, Alemanha, Estados Unidos
Gênero: comédia, drama, romance
Ano: 2002
Classificação: livre

Fabio Martins

Santista de Nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Jornalista, assessor de imprensa viciado em cinema, série, HQ, música, games e nerdices em geral.
3

Créditos Galáticos: 3

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman