GRAURRR!!! Leão da MGM, a história do bicho

Renata Argarate

|

18 de novembro de 2016

Ele é o astro da vinheta de abertura mais icônica da história do cinema. É também a mais imitada e a mais parodiada. Não é possível que você nunca tenha visto Leo, o leão-símbolo da Metro – e é pouco provável que a história dele nunca tenha lhe despertado nenhuma curiosidade. Pois é essa curiosidade sua que eu vou matar neste post.

Leo, o Leão da MGM, surgiu, acredite, em 1916, como mascote do estúdio Goldwyn Pictures, do empresário Samuel Goldwyn. Howard Dietz, o criador da vinheta, inventou o personagem para homenagear a instituição de ensino que ele havia frequentado, a Universidade de Columbia, cuja equipe esportiva tem o apelido de “The Lions” (Os Leões). A ideia de utilizar um leão como mascote é uma referência à canção-grito de guerra da Columbia, “Roar, Lion, Roar” (que significa “Ruge, leão, ruge”). E a inscrição em latim “ARS GRATIA ARTIS”, que aparece no logo, significa “A Arte Pela Arte”. Desde então já foram utilizados 9 leões diferentes, sendo que o mais recente estrela a vinheta desde 1957. Na verdade, os dois primeiros leões não rugiam. O primeiro nem abria a boca, só olhava de lado. O segundo dava dois grunhidinhos, mas, como eram tempos de cinema mudo, não se ouvia nada.

Em 1924, ano em que o empresário Marcus Loew adquiriu o controle da Goldwyn, da Metro Pictures e da produtora de Louis B. Mayer e fundiu esses três estúdios, fazendo nascer a Metro Goldwyn Mayer, o leão não só foi mantido como foi oficializado e atualizado. Agora a fera passaria a rugir. O primeiro filme a utilizar a nova vinheta foi “Ironia da Sorte”, dirigido por Victor Sjostrom e estrelado por Norma Shearer, Lon Chaney e John Gilbert.

ars-gratia-artis

Embora todos os leões da MGM tivessem sido mantidos em cativeiro (infelizmente!), eram muito bem tratados. Porém, inúmeros posts circulam na Internet mostrando o bicho sendo torturado de maneiras inacreditáveis, como, por exemplo, sendo amarrado e preso a uma coisa que parecia uma esteira de supermercado para que o sofrimento o fizesse rugir. A piada de mau gosto foi, na verdade, inspirada em uma foto do pequeno leão Samson, de um zoológico de Israel, sendo submetido a uma tomografia computadorizada após ter ficado doente e ter sua vida salva por um veterinário.

mgm-producao

Outro boato é que um dos primeiros leões da Metro teria matado seu adestrador e os assistentes deste durante a filmagem da vinheta. De fato, quem lida com animais selvagens sabe que é difícil fazer uma criatura como estas rugir do nada. O que eles faziam era ainda mais apavorante: construíram um palco sonoro na jaula do bicho, com câmeras e tudo, para filmar seu rugido. A filosofia do estúdio para lidar com seus mascotes não envolvia chicotes ou tortura, e sim um profundo respeito pelo animal.

mgm-bastidores

Alguns astros da época, como o diretor Alfred Hitchcock, tiraram fotos com o Leão da Metro. A diva Greta Garbo, corajosa, chegou a entrar na jaula para posar para um ensaio ao lado da fera. Eu, pessoalmente, não entraria lá nem que me pagassem!

hitchcock-with-lion

Em comemoração aos 90 anos da MGM, em 2014, Leo chegou a ter suas patas deixadas na calçada do Teatro Chinês, em Hollywood. Não é montagem, é verdade!

Metro-Goldwyn-Mayer Kicks Off 90th Anniversary Celebration At TCL Chinese Theatre

Mega-cultuada, a “vinheta do Leão” da MGM também foi alvo de uma quantidade gigantesca de paródias. A mais antiga de que se tem noticia foi feita em 1935 no trailer da clássica comédia “Uma Noite Na Ópera”, que mostrava os Irmãos Marx, astros do filme, “dublando” o rugido do bicho.

Os Muppets satirizaram o leão em dois de seus longa-metragens, ambos de 1981. Em “The Muppets Go to The Movies”, o urso Fozzie estrela a vinheta; e em “A Grande Farra dos Muppets”, de 1981, é o personagem Animal quem faz o papel do lendário mascote da MGM (e, diga-se de passagem, merece um Oscar pela interpretação!)

https://youtu.be/MTw4Lwzk1Ow

Astros dos desenhos da MGM, Tom & Jerry tiraram uma casquinha da fama da vinheta-símbolo da casa.

tom-and-jerry-mgm-parody

E até na Rússia tiraram sarro do Leão! Sim, uma animação mutcholoca de 1978, Ograblenie Po”, com sua crítica debochada aos chavões hollywoodianos, não perdeu a chance de zoar a vinheta mais célebre do cinema mundial. Tá aqui pra quem quer ver, com legendas para os que não entendem russo (eu, por exemplo):

https://youtu.be/nmmXSCTo5a0

Tudo isso sem a gente contar os milhões de memes que o Leão inspirou e ainda inspira na Internet. O mais recente (e, sem dúvida, o mais sensacional) é… o Pikachu da Metro!!!

pikachu-mgm

Em uma época em que Hollywood criava ícones aos montes, até mesmo uma vinheta se tornou lendária. Ou alguém consegue imaginar algum filme da MGM começando sem Leo, o leão, rugindo na abertura? Eu, pelo menos, não consigo.

Pegadinha: reações de pessoas ao leão:

https://youtu.be/7pdPDG2wEeY

Todas as vinhetas dos leões estão neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=PAprxJ7KvjY

FONTES:

http://www.allthingskevyn.com/2014/06/the-lion-witch-mgm-logo-irreverent.html

http://www.urbanghostsmedia.com/2014/12/mgm-leo-most-famous-lion-in-world-fact-fiction/

https://modernlegends.net/2012/07/08/how-was-the-world-famous-metro-goldwyn-mayer-lion-roar-recorded/

Renata Argarate

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman