Hackers no Controle The Takeover crítica do filme Netflix 2022

Foto: Netflix / Divulgação

‘Hackers no Controle’ é um filme fora de seu tempo; e isso não é bom

Wilson Spiler

|

2 de novembro de 2022

Estreou, nesta terça-feira (2), no catálogo da Netflix, o filme Hackers no Controle (The Takeover), produção de ação e aventura holandesa estrelada por Holly Mae Brood e dirigido por Annemarie van de Mond, que mais parece uma obra de cerca de 30 anos atrás.

Na trama, Mel Bandison (Brood) é uma das maiores hackers da Holanda e atua como uma espécie de Robin Hood, que tira dos ricos para dar para os pobres. No entanto, a protagonista acaba descobrindo um escândalo envolvendo uma multinacional chinesa e uma empresa holandesa que está desenvolvendo um ônibus autônomo.

Leia também:

Veja o que estreia na Prime Video em novembro

‘Lilo, Lilo, Crocodilo’ percorre caminho tortuoso

A paz que não existe em ‘Nada de Novo no Front’

Datado

Apesar de envolver uma tecnologia avançada, Hackers no Controle parece um filme datado. Tudo é extremamente clichê, com diversas referências de produções dos anos 1980 e 1990. Inclusive os efeitos especiais, que mais pareciam algo como “Tron: Uma Odisseia Eletrônica” (1982). Não que sejam malfeitos, mas a estética é toda associada a obras desse período cinematográfico.

Não só o estilo de efeitos, como também a direção e o roteiro remetem ao que há de pior dessa época. Sejam enquadramentos, cenas ou diálogos, Hackers no Controle é um longa-metragem fora do seu tempo, e não no bom sentido. Há inclusive forte xenofobia contra chineses e russos, com direito a nomes genéricos de seus países, como Chen para o vilão asiático.

Soluções simplórias

O filme apresenta soluções simplórias, nada plausíveis e até um pouco constrangedoras para resolver os problemas. Por exemplo: a protagonista, uma simples hacker, de repente, sabe lutar como ninguém e corre como uma atleta. É bem verdade que, em determinada cena, ela aparece praticando boxe, mas é algo muito rápido e nada crível com o que é apresentado durante as lutas. Inclusive, Mel parece incorporar uma espécie de superpoder enquanto manuseia os códigos (ou a encriptação como ela mesmo diz). É de uma cafonice sem tamanho.

Além disso, a polícia – pra variar – faz um trabalho porco. Um dos hackers do longa-metragem é procurado há anos pela Interpol, mas é achado facilmente pelos criminosos. E o final… ah, o desfecho, é anos 80 purinho, com direito a encarada da personagem principal no vilão e um close no sinal de dedo do meio para ele.

Sendo assim, Hackers no Controle é uma aventura extremamente dispensável e oca de identidade. Mas, para a nossa sorte (ou para este que vos escreve), é um filme curto de apenas 88 minutos. Porém, para quem curte o gênero e ainda está preso no tempo, pode ser um bom atrativo enquanto não lança nada novo no catálogo da Netflix.

Onde assistir ao filme Hackers no Controle?

A saber, Hackers no Controle estreou nesta terça-feira, 1º de novembro de 2022, no catálogo da Netflix.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Hackers no Controle (2022)

Hackers no Controle: elenco do filme

Holly Mae Brood

Geza Weisz

Frank Lammers

Susan Radder

Ficha Técnica do filme Hackers no Controle

Título original do filme: The Takeover

Direção: Annemarie van de Mond

Roteiro: Hans Erik Kraan, Tijs van Marle

Duração: 88 minutos

País: Holanda

Gênero: aventura

Ano: 2022

Classificação: 14 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
1.5

Créditos Galáticos: 1.5

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman