Madre Teresa - Amor Maior Não Há crítica do filme documentário 2022

Foto: Divulgação

‘Madre Teresa – Amor Maior Não Há’: a missão da santa que servia aos mais pobres

Ana Rita

|

18 de novembro de 2022

A religiosa católica Madre Teresa de Calcutá é uma das mais importantes figuras do século 20, principalmente no que diz respeito à luta contra a fome e a atenção aos mais pobres. O documentário Madre Teresa: Amor Maior Não Há (Mother Teresa: No Greater Love), mesmo nome do livro de autoria da Madre que traz seus ensinamentos, aborda a vida de serviços da Santa Teresa de Calcutá desde 2016 através de testemunhos, depoimentos, imagens reais e falas da santa que dedicou sua vida a missão de cuidar dos mais pobres.

Leia também:

‘Kobra Auto Retrato’ é um belo retrato de um artista impressionante

‘O Milagre’ faz uma reflexão sobre o fanatismo religioso

Mostra de Cinema Chinês de São Paulo 2022 tem edição online e gratuita: confira a programação

Servir aos mais pobres

O filme mostra a todo momento que a principal missão da religiosa era dar dignidade aos mais pobres. Não era apenas servir aos pobres, mas servir aos mais pobres, ir a locais afastados onde a miséria toma conta das pessoas. Uma das irmãs que faz parte da congregação fundada por Madre Teresa de Calcutá afirma que a missão delas não é o assistencialismo, mas o resgate da dignidade humana.

Essa afirmação é interessante dentro perspectiva em relação às obrigações do governo. Isso em todos os países, principalmente pela prerrogativa dos direitos humanos em dar dignidade ao ser humano. Dentro do sistema que vivemos hoje, as desigualdades vão se tornando cada vez maiores e, consequentemente, a pobreza e miséria humana.

Grupos missionários e humanitários tem como objetivos principais esse combate pontual em dar atenção e garantir alguns itens que deem essa dignidade ao ser humano. Existe um certo ‘preconceito’ com a ideia de assistencialismo, até porque o certo seria a cobertura vinda do próprio governo para sua população. Ainda assim, parte da população tende a julgar esses grupos que dão alguma forma de assistência a quem precisa, seja com pessoas doentes, pobres, usuários de droga ou em situação de rua.

O chamado e sua fé

Madre Teresa nasceu onde hoje é a Macedônia do Norte e, conforme o documentário, sua família era rica, mas eram bem comedidos e devotos a Deus. Sua vida antes de efetivamente entrar na Igreja não é abordada, apenas fatos são mencionados sobre seu pai e sua forte ligação com a mãe. A perda do pai e essa experimentação do sofrimento deu início à sua jornada espiritual. Isso é um ponto interessante ao se observar o valor do sofrimento para a Igreja Católica, o sofrer pelos outros, sofrer como missão terrena. Afinal, Deus também sofreu, já que deu seu filho para salvar o mundo

Desde sempre religiosa, seu sonho sempre foi ser missionária, servir aos mais pobres, seguindo o pregado por Jesus Cristo, que, como é mencionado no filme, quando morreu na cruz, disse que “tinha sede”. Sede essa não de água, nem de comida, mas sede de almas. Sendo assim, é de onde parte o objetivo da missão de Madre Teresa e sua congregação, levando os mais pobres a Jesus, e Jesus aos mais pobres.

O chamado

Para a Igreja Católica, o “chamado” é muito importante, sendo muitas vezes a presença mais forte do Espírito Santo. Essa vocação é a definição da missão desta figura religiosa nesse mundo e como servirá a Deus. Madre Teresa sentiu esse chamado através de Cristo, que dizia que ela deveria ir para os lugares mais afastados e abandonados, e servir os mais pobres entre os pobres. Seu primeiro projeto é em Calcutá, na Índia, local que a tornou emblemática para a sociedade.

O documentário mostra que a vida de Madre Teresa foi sempre marcada por suas conversas e visões de Jesus, tanto no seu ‘chamado’ quanto durante suas missões. Esse contato com Cristo se tornou de conhecimento de todos através de cartas escritas pela santa que relatava essas conversas, sua fé e até seus questionamentos, que, para muitos, seria algo errado. Para a Igreja Católica esse momento de ‘escuridão’ é bastante comum na vida de muitos santos e, mesmo sob questionamentos, segue em frente com sua missão na Terra, inclusive São João da Cruz definiu como ‘noite escura’.

Com o processo de canonização e as pesquisas da Igreja, essas cartas que Madre Teresa escreveu para seus conselheiros espirituais se tornam de conhecimento público, revelando para a instituição religiosa esse chamado divino, suas conversas e visões de Cristo.

Missionárias da caridade

Com sua vocação, a religiosa funda a congregação das Missionárias da Caridade, tendo como objetivo servir aos mais pobres dos pobres partindo do Evangelho de Jesus Cristo. O documentário relata que essa missão de Madre Teresa foi marcada por muita luta, tanto das suas missionárias como pelos contextos de guerra que viveram e atuaram se baseando na premissa da congregação.

As missionárias atuaram primeiramente na Índia, como parte do chamado de Madre Teresa ir aos lugares mais afastados. foram depois para a Venezuela, Brasil, Albânia, a URSS e vários outros países. A atuação ia desde enfermos a usuários de drogas e pessoas que viviam em situação de pobreza. No Brasil, as missionárias atuaram na Cracolândia, Rio de Janeiro, e, conforme relato de uma pessoa que recebeu esses cuidados e hoje ajuda a congregação, o que essas missionárias oferecem que mais importa é o amor e a atenção que elas dão, os fazendo serem vistos, amados e dignos.

Como afirmam as irmãs, há uma busca em cessar a fome de amor dessas pessoas, dando atenção aos abandonados e não-desejados pela sociedade. Em virtude disso, em 1979, Madre Teresa recebe o Nobel da Paz.  Atualmente, sua congregação possui 764 tabernáculos pelo mundo, continuando essa missão de doar e ajudar sem olhar a quem.

Sua canonização

Devido à toda sua vida servindo aos mais pobres, Madre Teresa ganhou notoriedade pelo mundo, sendo sinônimo de fé para algumas pessoas. Muitos católicos começaram a rezar pela graça de Madre Teresa de Calcutá, como foi o caso do brasileiro Marcílio, que tinha abscessos na cabeça. Após orações dele e de sua mulher, sua saúde foi melhorando e ele foi curado. A partir desse caso, e posteriormente outros, Madre Teresa foi beatificada pelo Papa Francisco.

A fome no mundo

Como já dito, a fome é o resultado da miséria e desigualdade promovida em nossa sociedade. A luta e ação de grupos que deem assistência aos que necessitam é belíssima, mas é importante se atentar ao por que da situação dessas pessoas, seja de modo geral ou específico. Com crises econômicas, o mundo tende a passar por crises humanitárias e, mesmo que se fale muito de direitos humanos, pessoas ‘perdem’ essa dignidade, não tendo o que comer, o que vestir nem onde morar.

Como seres sociáveis, que vivem em sociedade (por mais redundante que seja), parte do ser humano uma necessidade de atenção, carinho e amor, sendo um dos objetivos da congregação de Madre Tereza dar atenção a essas pessoas, dando essa dignidade.

Amor ao próximo

Para Jesus Cristo, amor ao próximo é o centro de todo relacionamento com Deus e com o próximo, pregando sempre a necessidade de cuidar de quem está próximo de nós. Em um país tão católico como o Brasil, isso vem se tornando menos ‘comum’, com ideologias de ódios e como pessoas pregando que não se deve ajudar ou dar assistência aos mais necessitados. A cada dia, o número de pessoas em situação de rua e extrema pobreza crescem em nosso país, que voltou a fazer parte do Mapa da Fome na ONU.

Madre Teresa: Amor Maior Não Há traz a interessante história da santa que servia aos mais pobres, mas traz também certas reflexões sobre como defender a vida (aqui não falo da sua militância ‘pró-vida’, até porque aborto não se defende por crença, mas por saúde pública) e ajudar aos necessitados.

Onde assistir ao filme Madre Teresa – Amor Maior Não Há (2022)?

A saber, Madre Teresa – Amor Maior Não Há estreou nesta quinta-feira, 17 de novembro de 2022, exclusivamente nos cinemas brasileiros.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do documentário Madre Teresa – Amor Maior Não Há (2022)

Ficha Técnica do documentário Madre Teresa – Amor Maior Não Há

Título original do filme: Mother Teresa: No Greater Love

Direção: David Naglieri

Roteiro: David Naglieri, baseado no livro homônimo da Madre Teresa

Duração: 115 minutos

País: Estados Unidos

Gênero: documentário

Ano: 2022

Classificação: a definir

Ana Rita

Piauiense, nordestina e estudante de Arquitetura, querendo ser cinéfila, metida a crítica e apaixonada por cinema, séries, arte e música. Siga @trucagem no Instagram!
3

Créditos Galáticos: 3

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman