O Rei das Fugas crítica do filme da Netflix 2022

Foto: Netflix / Divulgação

Baseado uma história real, ‘O Rei das Fugas’ é um bom entretenimento

Bruno Oliveira

|

12 de maio de 2022

O Rei das Fugas (Najmro: Kocha, Kradnie, Szanuje) é um filme polonês que acaba de chegar aos assinantes da Netflix. De cara, posso dizer que fiquei bem surpreso com sua produção. Uma fotografia bem bonita, junto com algumas boas cenas de ação e uma trama bem divertida baseada em uma história real. Essa minha surpresa nem deveria ser tão evidente, principalmente por ter notado uma crescente nos longas polacos. Não acho que eles são um total exemplo de excelência, mas é notável o quanto melhoraram.

O Rei das Fugas: a história real

A história de O Rei das Fugas começa em 1988, quando já mostra uma certa decadência do regime comunista no país. É nesse ambiente que conhecemos Najmro, vivido aqui por Dawid Ogrodnik (Noite Silenciosa). Seu personagem é baseado na vida real de Zdziskaw Najmrodzki, um criminoso e ladrão que viveu na Polônia na década de 80 e que tem em seu currículo escapar da prisão e dos policiais por 29 vezes. Isso acabou o tornando uma figura folclórica e quase heroica.

Apesar dessa sinopse, acredito que muito o que é visto aqui é romanceado. Não acho que determinadas coisas tenham acontecido. Assim como creio também que algumas situações tenham saído da vida real. É uma pena não ter o conhecimento para saber o que é real ou não. Juro que fiquei curioso, mas não vou pesquisar por isso. Pelo menos não agora. É melhor deixar certas coisas no imaginário para não perder o clima.

Leia também:

Filmes sobre a indústria de jogos de azar online que valem a pena assistir

‘Águas Selvagens’ peca no exagero de coincidências

‘A Oitava Cláusula’, um filme amador que entrega no final

Uma boa diversão

Falando sobre o filme em si, O Rei das Fugas é bem divertido e dinâmico. Além de todos os elogios que fiz no início do texto, devo somar a eles a edição que não deixa a obra ficar monótona e que ajuda a contar a história de uma forma certinha. Poderia deixar como ponto negativo só alguns detalhes do roteiro, que torna a produção um pouco absurdo em determinados momentos, mas que não chega a atrapalhar ele como um todo.

Um grande ponto positivo do longa são as cenas de ação que, embora não sejam muitas, são bem boas. Temos uma perseguição de carros que é melhor do que muita coisa que vi por aí ultimamente, e lá para o seu final temos cena incrível que surpreendeu muito positivamente. Ela é bem coreografada, muito bem filmada e parece muito crível no seu resultado final. Ainda usaram a câmera lenta e rápida nos momentos certos, deixando tudo bem orgânico.

O Rei das Fugas é um filme que tem em seu cerne a comédia. Na verdade, diria que ele mantém mais o clima bem humorado do que a comédia propriamente dita. Apesar disso, ainda tem um espaço para uma carga mais dramática nele. Além disso, o longa ultrapassa uma linha da maldade que não estava esperando, o que só o tornou melhor.

Conclusão

Ando tão ranzinza e rabugento por aqui que quando gosto de algo devo vendê-lo de uma forma boa. Portanto, O Rei das Fugas é bem produzido e muito divertido. Acho que vale a conferida sem medo. Longe de entrar em listas de melhores, mas posso afirmar que pelo menos a diversão será garantida.

Onde assistir ao filme O Rei das Fugas?

A saber, O Rei das Fugas já se encontra disponível para todos os assinantes da Netflix.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

Trailer do filme O Rei das Fugas, da Netflix

O Rei das Fugas: elenco do filme (Netflix)

Dawid Ogrodnik
Robert Wieckiewicz
Masza Wagrocka
Rafal Zawierucha
Jakub Gierszal

Ficha Técnica (O Rei das Fugas, Netflix)

Título original do filme: Najmro: Kocha, Kradnie, Szanuje
Diretor: Mateusz Rakowicz
Roteiro: Lukasz M. Maciejewski e Mateusz Rakowicz
Duração: 100 minutos
País: Polônia
Gênero: comédia, ação e policial
Classificação: 16 anos

Bruno Oliveira

3

Créditos Galáticos: 3

Livros e Quadrinhos ‘Operação Obscura’ ‘Coração Marcado’ ‘Lua de Mel com a Minha Mãe’ ‘Bubble’ ‘Rumspringa’ SEC AWARDS 2022 A Megera Domada – Crítica do Filme