‘Pátria’ | um retrato sob o conflito entre a Espanha e o País Basco

Jorge Feitosa

|

16 de novembro de 2021

Após meio século de uma luta que causou mais de 800 mortes tentando separar o autoproclamado País Basco e a Espanha, o grupo separatista ETA, enfim, anuncia o fim das hostilidades. Com isso, a viúva Bittori (Elena Irureta) pode voltar para seu vilarejo e, quem sabe, descobrir a verdade por trás do assassinato de seu marido, Txato (José Ramón Soroiz), assim como a sua ligação com a família de Miren (Ane Gabarain) e Joxian (Mikel Laskurain).

Adaptada do romance homônimo de Fernando Aramburu, ‘Pátria’ narra o conflito gerado pelos, para uns, por terroristas; para outros, por defensores da liberdade. O fio condutor da história é o ponto de vista dessas duas famílias, durante três décadas de derramamento de sangue que a chuva inclemente tentava, em vão, lavar. A saber, a série está disponível na HBO Max.

Pátria

Trabalho eficiente

O showrunner e roteirista Aitor Gabilondo realiza um trabalho eficiente, ainda que um tanto longo. Explorando muito bem as minúcias que envolviam o equilíbrio delicado na região dominada pelo ETA, onde uma aparente tranquilidade e o fervor nacionalista escondiam, na verdade, uma rotina de violência e extorsão para a qual todos eram tragados.

E da qual, a princípio, não havia escapatória, não importando para onde os envolvidos fossem. Numa ininterrupta cooptação de jovens idealistas e violentos, cujos atos iniciavam uma onda de dor, traumas e sequelas, especialmente em relação a Arantxa (Loreto Mauleón) e Nerea (Susana Abaitua).

Pátria, enfim, talvez possa parecer longo para a maioria. Mas há que se reconhecer que um drama dessa magnitude não poderia ser tratado como um entretenimento qualquer e deve ser apreciado um episódio de cada vez.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa

Pátria

Ficha técnica – Pátria

Título original da série: Patria
Criação e roteiro: Aitor Gabilondo
Elenco: Elena Irureta, José Ramón Soroiz, Iñigo Aranbarri, Susana Abaitua, Ane Gabarain, Mikel Laskurain, Jon Olivares, Loreto Mauleón, Eneko Sagardoy, Patxi Santamaría, Chechu Salgado, Nagore Aranburu, María Isabel Díaz Lago, Belén Cruz
Onde assistir: HBO Max
País: Espanha
Temporada: 1
Duração: oito episódios (cerca de uma hora cada)
Gênero: drama, thriller político
Ano de produção: 2020
Classificação: 16 anos

Jorge Feitosa

@jorgefeitosalima
9
Créditos Intergaláticos

Créditos Galáticos: 9

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman