perlimps crítica do filme animação brasileiro 2023

Foto: Vitrine Filmes / Divulgação

Animação ‘Perlimps’ é encantadora

Taynna Gripp

|

2 de fevereiro de 2023

Existe em cada partícula do universo uma força vital única, uma energia que é responsável por cada ação e sentimento, ou, como cita Perlimps, filme brasileiro que entra em cartaz no dia 9 de fevereiro nos cinemas, uma “xispa pulsante” que dá cor ao universo.

Perlimps é, desde seus créditos iniciais, lindamente colorido. Sua animação mostra porque Alê Abreu concorreu ao Oscar da categoria em 2016 com “O Menino e O Mundo”. Tudo no filme é belo e poético, e preenchido dessa energia, incluindo o monólogo inicial na voz de Stênio Garcia.

Leia também:

‘Batem À Porta’ deixa de ser épico por falta de coragem

‘O Protagonista’ tem muitos méritos

‘Pamela Anderson – Uma História de Amor’ mostra como a sociedade é cruel com as mulheres

Sinopse

Na trama, quando O Bosque foi criado, tudo era fantástico e os seres que viviam ali eram felizes, até que surgiram os gigantes, poderosos insaciáveis que dominaram os outros seres e assim, os Perlimps, a energia que pulsa vida, foram esquecidos.

Para derrotar o plano dos gigantes em busca de dominação total, A Grande Onda, dois agentes secretos de lados opostos, são chamados sem saber que terão que trabalhar juntos, Claé (um lobo que entende tudo de tecnologia e é do Reino do Sol) e Bruó (um animal híbrido de vários outros, com características que representam o melhor de cada espécie, cheio de saberes que vêm de seu interior, enviado pelo Reino da Lua). Eles precisarão aprender a transformar suas diferenças em soma para encontrar os Perlimps e derrotar os Gigantes.

Com uma trilha sonora criada com muita sabedoria, o filme é lúdico e cheio de lições preciosas sobre quem somos, nossas paixões e como nos deixamos levar por elas; sobre como nossa alma sempre encontra um caminho de fazer a jornada de volta a nossa essência. Seja com um João de Barro ensinando isso ou com os dois personagens carismáticos nos emocionando durante seu percurso em busca da salvação do Bosque.

Alta qualidade

Perlimps é perfeito para se ver com a família. A animação é forte candidata às disputas na categoria nas premiações desse ano. A qualidade do filme é tanta que é impossível não terminá-lo suspirando. Alê Abreu e sua equipe nos levam para uma viagem que parece saída de uma grande galeria de arte: sua cores, texturas e profundidades da animação são encantadoras!

Para nossa imensa alegria, o roteiro não deixa a desejar, até mesmo surpreendendo, por se tratar de um filme infantil. A semiótica dos personagens, que faz referências ao Sol (ativo e enérgico) e à Lua (passivo e sensível) é só um ponto a mais. E a briga de ambos, no terceiro ato, é conduzida em meio à uma tempestade, enquanto ambos finalmente entendem o sentido de quem são.

Talvez sejamos feitos de Perlimps também, ou dessa soma de Sol e Lua. O fato é que, em algum momento, possivelmente em meio à tempestade, voltaremos à nossa essência.

Onde assistir ao filme Batem À Porta, de Shyamalan (2023)?

A saber, Batem à Porta estreia exclusivamente nos cinemas nesta quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Perlimps (2023)

Perlimps: elenco do filme

Stênio Garcia

Giulia Benite

Lorenzo Tarantelli

Ficha Técnica do filme Perlimps

Direção: Alê Abreu

Roteiro: Alê Abreu

Duração: 75 minutos

País: Brasil

Gênero: animação

Ano: 2023

Classificação: livre

Taynna Gripp

4.5

Créditos Galáticos: 4.5

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman