RESENHA | ‘Deixe a Neve Cair’ encara as festividades natalinas sob uma óptica peculiar

Marcelo Gonzaga

|

13 de janeiro de 2017

Deixe a Neve Cair foi escrito no ano de 2008 a três mãos. Sim, pois um dos mais renomados e celebrados romancistas e queridinho do público adolescente, John Green teve uma ideia inédita no cenário literário de entretenimento contemporâneo voltado para o público jovem. Ou seja, sob a temática do título central do livro, ele convidou mais duas grandes romancistas americanas para ajudar a compor essa obra superbacana divida em três contos (O Expresso Jubileu, O Milagre da Torcida de Natal e O Santo Padroeiro dos Porcos).

Essas jovens escritoras são: Maureen Johnson e Lauren Myracle. Johnson é formada dramaturgia escrita e teatral pela Universidade de Columbia e romancista voltada para o público de jovens e adultos. Possui 10 livros publicados.  Dentre eles as séries Suite Scarlett e Shades of London. Myracle é formada em psicologia e Inglês pela Universidade da Carolina do Norte, mestre em Inglês pela Universidade Estadual do Colorado e em Escrita para Crianças e Jovens pela Faculdade de Vermont, tendo publicado best-sellers como “IM” books e “Thirteen Plus One”.

Deixe a Neve Cair tem por caminho central as festividades natalinas sob uma óptica fora do lugar comum, pois nenhuma das três aventuras ocorre dentro do âmbito familiar doméstico. Pelo contrário. Durante as histórias ocorrem circunstâncias que levam os personagens centrais a se aventurarem no inverno rigorosíssimo norte-americano para atingirem os seus objetivos. Será nesse cenário onde se misturarão líderes de torcidas, jovens aficionados por elas e uma waffle house em plena noite de Natal, fora a Starbucks que também se torna um ambiente crucial para um dos contos que se desenvolverão as aventuras propostas para cada conto.

Contudo, a grande jogada de mestre dessa obra em relação aos demais best-sellers de John Green e outros romances é que os todos os três contos, embora escritos por três autores distintos, se completam de maneira afinada, magistral e encantadora. Todos os personagens centrais interagem entre si se completando mutuamente como se tivesse sido composto por um único autor.

Green, Johnson e Myracle surpreenderam de forma única e sensacional os seus fãs mostrando de maneira bem humorada e madura como as esperanças se renovam mesmo em detrimento de circunstâncias aparentemente sem soluções que proporcionam dor a alma.

FICHA TÉCNICA:

Título: Deixe a Neve Cair
Título Original: Let It Snow
Autores: John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle
Editora: Rocco
Páginas: 335
Ano: 2013
Saiba mais: Skoob
Comprar: Submarino // Saraiva // Fnac // Extra

Marcelo Gonzaga

Bacharel e professor de História formado pela UFRJ.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman