RESENHA | ‘A Teoria de Tudo’ é uma doce viagem ao submundo do verdadeiro amor

Ayra Diandra

|

20 de agosto de 2016

Jane Hawking jamais imaginou que ao se apaixonar por Stephen na faculdade fosse passar por tudo que passou. Aos vinte e um anos, Stephen Hawking, então um jovem promissor, no início de sua carreira acadêmica, foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Após a doença dele ser diagnosticada, os médicos lhe deram dois anos de vida e ele está vivo até hoje. Depois, porque seu marido virou um Isaac Newton de nossos tempos, respeitado por todos ao descobrir as quatro leis do buraco negro. A vida de Stephen também não foi fácil, desde o dia que foi diagnosticado em diante sua vida regrediu e ele lutou até onde pôde para que tivesse acesso a tudo menos se tornando cada dia mais deficiente e dependente de tudo e todos. Como um voto de uma jovem muito apaixonada, Jane Hawking prometeu cuidar de Stephen e estar ao seu lado em todos os difíceis momentos que se seguiriam: e, por um quarto de século, foi o que ela fez, esteve sempre ao seu lado, ao contrario de muitas que o abandonariam. Ela foi mãe, esposa, e muitas vezes enfermeira de seu marido.

Mas cuidar sozinha de três filhos e um marido com necessidades especiais não foi nada fácil, especialmente por grande parte do conforto possível hoje não existir na época, sendo adicionadas a isso as dificuldades financeiras do casal.

Mesmo com todas as dificuldades, Jane foi uma mulher guerreira e uma mãe exemplar. Seus três filhos foram criados ajudando o pai e a vida da família sempre foi pular de galho em galho, seja para testes por causa da doença de Stephen, seja para palestras, estudos e recebimento de medalhas que o físico recebeu a vida toda. Passaram por diversos países europeus e também moraram nos Estados Unidos. A cada avanço da doença a família inteira se unia para que Stephen tivesse uma vida normal, isso também incluía os pais dele e os pais dela.

Jane abdicou de seus sonhos, de sua carreira e de muitas outras coisas para o sucesso do marido, foi fiel até onde pôde e, ao conhecer outro homem, fez questão de continuar cuidando do marido e tendo o amante por perto, este – surrealmente – também ajudava a carregar Stephen para onde eles iam. Na frente dos filhos e do marido, ela não demonstrava afeto por Jonathan. Eram raros os momentos a sós. Me perguntei como alguém pode conseguir fazer algo assim? Mas, ao ler A Teoria de Tudo, o julgamento ficou de lado ao ver que o próprio Stephen aceitava a situação – e o livro não conta o que fez eles se separarem!

Após vinte anos de um casamento que Jane precisou sustentar com força hercúlea, Stephen já havia estabelecido seu lugar no mundo e nos holofotes, e o divórcio do casal causou uma comoção — assim como uma grande onda de julgamentos e especulações sobre a vida familiar dos Hawking.

Jane é minuciosa ao nos contar sua vida com Stephen e detalhes da época, o livro merece atenção e paciência ao ser lido, afinal, naquelas 437 páginas o que a autora deseja é desabafar com o mundo, mostrar que tem certeza do amor que sempre demonstrou pelo ex marido, que sempre fez tudo que estava ao seu alcance e que mesmo sendo julgada por muitos ela tem orgulho da vida que levou ao lado do homem que mais amou na vida.

A Teoria de Tudo é uma lição em muitas páginas, mas que passam voando quando nos pegamos admirando essa mulher e deixando de julgar o que ela fez ou deixou de fazer. Sem dúvidas no final do livro, ao voltar a capa e ler “A mente dele mudou o nosso mundo. O amor dela mudou o mundo dele.” conseguimos entender o que essa frase quer dizer.

FICHA TÉCNICA:

EDITORA Única
I.S.B.N. 9788567028514
ALTURA 24.00 cm
LARGURA 17.00 cm
PROFUNDIDADE 3.00 cm
NÚMERO DE PÁGINAS 448
IDIOMA Português
ACABAMENTO Brochura
ANO DA EDIÇÃO 2014
PESO 0.900 Kg
TRADUTOR Sandra Martha Dolinsky e Julio De Andrade Filho
CÓD. BARRAS 9788567028514
NÚMERO DA EDIÇÃO 1

Ayra Diandra

Chata, noiva, potiguar, 21 anos, bacharel em ciências biológicas: biotecnologia e mestranda em Microbiologia
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman