Sessão Nostalgia #20 | Confira o que era sucesso no mundo da música há 20 anos

Bruno Cavalcante

|

15 de janeiro de 2016

Estava eu aqui pensando com os meus botões, o ano de 2016 esta aí e prometendo muitas novidades no mundo musical, como o novo disco pop de Lady Gaga, os novos trabalhos de Britney Spears e Christina Aguilera, além do polêmico álbum “ANTi” da Rihanna.
Daí eu me perguntei: “o que estava fazendo sucesso há 20 anos?”. Pensando nisso resolvi buscar e colocar tudinho aqui para que possamos ter um momento nostalgia, porque isso é bom demais!
Em 1996 o mundo da música estava fervendo literalmente, muitos artistas que hoje são considerados consagrados, naquele ano, ou estavam começando, ou estavam atingindo o auge de suas carreiras.
Se nos últimos anos o pop music dominou as paradas de sucesso, nos anos 90 o R&B é que era moda. Artistas como Mariah Carey, Boyz II Men, Whitney Houston e Toni Braxton faziam bonito dentro do Hot 100 da Billboard.
collage
“One Sweet Day”, dueto entre Carey a boy band Boyz II Men conquistava a liderança não só no Hit Parade, mas também na história. O single alcançou a façanha de 16 semanas no topo da parada americana. Além deles, Toni Braxton se consagrava com o hit ‘dor de cotovelo’ “Un-Break My Heart” e Whitney Houston ainda colhia os frutos do sucesso de “Exhale (Shoop Shoop)”, trilha sonora do longa Falando de Amor (1995). Já no campo do hip-hop, o rapper LL Cool J emplacava um sucesso atrás do outro como os singles “Hey Lover”, “Loungin” e “Doin’ It”.
E nem só de R&B viveu o ano de 1996, mas também tivemos uma certa expressividade no campo da música pop latina. O hit “Macarena” da banda Los Del Rio despontou como a canção de maior sucesso daquele ano, desbancando muita gente importante. Shakira também estava dando seus passos e seguia na promoção de um de seus melhores discos, o “Pies Descalzos”, que incluía os sucessos “Estoy Aquí e “¿Dónde Estás, Corazón?”. Já a cubana Gloria Estefan emocionava o mundo com o hino “Reach”, tema dos Jogos Olímpicos de Atlanta.
collage2
E voltando a falar de música pop, 1996 estava repleto de gente boa. Foi nesse ano que tivemos a estreia dos Backstreet Boys com seu disco debut, trazendo o sucesso “Quit Playing Games (with My Heart)”. As Spice Girls também chegaram com tudo, enchendo o mundo com o seu ‘Girl Power!’ através dos singles “Wannabe” e “Say You’ll Be There”. Já as canadenses Alanis Morissette e Celine Dion também fizeram bonito. Alanis arrasava com as músicas “Ironic” e “You Learn” do disco “Jagged Little Pill”. Já Celine acalentava os corações dos apaixonados com as baladas “Because You Loved Me” e “It’s All Coming Back To Me Now”.
collage3
No mundo Country também tivemos muita coisa legal. A começar pela menina prodígio LeAnn Rimes, que aos 13 anos de idade debutava com o disco “Blue”, vendendo milhões de cópias e posteriomente entrando para a história como a artista mais jovem a ganhar um Grammy. A hoje veterana Sheryl Crow aparecia com o single “If It Makes You Happy” e Alan Jackson figurava com o seu Greatest Hits, que incluía o hit “I’ll Try”, que mais tarde viria fazer sucesso no Brasil como trilha sonora da novela Laços de Família, de Manoel Carlos.
collage4
Falando em Brasil, quer saber o que rolava por aqui em 1996? Pois bem, em terras tupiniquins o que todo mundo fazia mesmo era segurar o Tchan!. A banda de Axé formada na época por Beto Jamaica, Cumpadre Washington, Jacaré, Débora Brasil e Carla Perez realizava a festa por aqui, fazendo todo mundo “botar a mão no joelho e dar uma abaixadinha”, além de dançar a “Dança da Cordinha”. Ainda sobre baianos, a arretada Daniela Mercury também era só sucesso com o disco “Feijão com Arroz”, que trazia as faixas arrebatadoras “Rapunzel”, “Nobre Vagabundo” e “À Primeira Vista”, tema da novela O Rei do Gado. Já Claudinho e Buchecha se lançavam no mercado com o som do funk melody nas músicas “Nosso Sonho” e “Conquista”.
collage5
Ufa! Mas não é que 1996 foi um ano arrasador? E o melhor, todas essa músicas continuam na memória de muita gente até hoje. Então 2016, favor aprender com o passado e não fazer feio, nenon?? Segura essa marimba aí monamurrr!!!









Bruno Cavalcante

Meu nome é Bruno Cavalcante, sou formado em publicidade e propaganda, carioca, escorpiano, apaixonado pela vida e por cinema também. Meu gênero preferido é o terror, mas gosto e vejo de tudo um pouco.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman