tudo por um ponto critica do filme hbo max 2022

Foto: HBO Max / Divulgação

‘Tudo Por em Ponto’ é um filme que está completamente agarrado ao roteiro

Bruno Oliveira

|

31 de março de 2023

‘Tudo Por um Ponto’ é uma nova película que está presente no catálogo da HBO Max. O seu estilo de narrativa lembra demais o maravilhoso ‘Perfeitos Desconhecidos’, filme italiano de 2016. Essa comparação consiste no fato de que algumas pessoas conhecidas ficam de certa forma enclausuradas no mesmo lugar por um certo motivo. Daí, muitos segredos são revelados e percebemos que todos em sua volta não são exatamente quem são. A semelhança para por aí e o que vemos aqui é quase um estudo comportamental sociológico das pessoas disfarçadas de uma possível comédia.

Em uma tarde de uma sexta-feira qualquer, alguns professores ainda permanecem no colégio após um dia de trabalho. Logo, notamos um pouco de suas personalidades que se diferenciam muito entre si e mal eles sabiam que teriam um resto do dia bastante complicado. Um pai contrariado por um dos professores ter tirado um ponto de seu filho, que impossibilitaria a ida de tal estudante para a faculdade, faz os professores de refém até que eles decidam por unanimidade que o garoto mereça outra chance.

Um drama disfarçado de comédia

O filme todo se vende como uma comédia. Se olhar o pôster e o trailer vai ver que esse é o tom que queriam para o longa. Ele até possui momentos do gênero, mas a verdade é que ele é um drama que consegue discutir bastante coisa em um período de um pouco mais de uma hora e meia. No meu ver, esse detalhe é o que faz esse filme ser minimamente assistível e, porque não, discutido depois. Muitas questões importantes são levantadas, a favor e contra dar outra chance para o aluno e o duelo verbal acaba sendo o grande destaque de toda a projeção.

Para chegar no veredito sobre a decisão final, é preciso conhecer a fundo todos os personagens que estão em cena. Temos 6 professores e todos eles têm algo a esconder. Todos eles são falhos e completamente humanos. Se a primeira vista os julgamos pelo o que está na cara, isso vai mudando drasticamente conforme o longa vai se desenvolvendo. Eles deixam de ser unidimensionais para se tornarem pessoas com camadas muito mais complexas do que julgávamos antes.

Leia mais:

‘Vício Perfeito’ tem boas sequências picantes, mas profundidade de um copo americano

‘AIR: a história por trás do logo’ mostra que não se constrói a história sem correr alguns riscos

A questão que ele quer chegar é: como pessoas tão duvidosas podem ser capazes de julgar um rapaz que ainda pode nem entender o que quer da vida de verdade? Isso é interessante e nos leva a pensar juntos. O grande problema, ao meu ver, é que o seu final acaba muito dúbio. Não sei se entendi a mensagem final, ou se era para ficar exatamente como estou. Esse final pode vir a concluir que nada o que foi discutido era importante e que decisões inconvenientes talvez possam ser melhores para as pessoas. Isso não me convenceu e me faz pensar que todo o seu desenrolar foi à toa.

Esse é um filme que está completamente agarrado ao roteiro. Se você acha esse tipo de narrativa muito parada e que nada acontece, não é para você. Caso contrário, se acha que um longa com essas características lhe agrada mais, vai fundo, pois acho que vale a pena. Não o achei perfeito, inclusive se for falar de seus momentos finais, mas cada um tem uma percepção diferente e nem sempre o que vi será a mesma coisa que você verá.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer – ‘Tudo Por um Ponto’

Ficha técnica

Título original: Eingeschlossene Gesellschaft
Direção: Sönke Wortmann
Roteiro: Jan Weiler
Elenco: Florian David Fitz, Anke Engelke, Justus von Dohnányi, Nilam Farooq, Thomas Loibl, Thosten Merten, Torben Kessler
Onde assistir: HBO Max
Data de estreia: 06 de abril de 2023
Duração: 1h 41min.
País: Alemanha
Gênero: comédia, drama
Ano: 2022
Classificação: 14 anos

Bruno Oliveira

3
Créditos Galáticos

Créditos Galáticos: 3

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman