Um Dia de Chuva em Nova York

‘Um Dia de Chuva em Nova York’ | CRÍTICA

Alexandre Dassumpção

|

17 de novembro de 2019

Um Dia de Chuva em Nova York (A Rainy Day in New York) pode não ser o melhor filme da carreira de Woody Allen, mas não decepciona e prova que ele continua sendo um roteirista/diretor interessante.

A trama

A saber, o filme conta a história de um dia na vida do casal Gatsby (Timothée Chalamet) e Ashleigh (Elle Fanning), que consegue uma importante entrevista como diretor de cinema Roland Pollard (Liev Schreiber). Como a entrevista seria em Nova York, ele decide apresentar sua cidade natal para a namorada. Ele só não contava com o deslumbre da suposta futura jornalista, que passa a se envolver mais do que deveria nas vidas do diretor, de seu roteirista Ted (Jude Law) e do sexy ator latino Francisco Vega (Diego Luna). Sozinho e sem ter o que fazer, Gatsby segue a dica de um antigo colega de escola e vai assistir à gravação do filme de outro conhecido, onde reencontra Chan (Selena Gomez), irmã mais nova de uma ex.

A partir daí, os protagonistas vivem histórias separadas que só se juntam no terceiro ato do filme. É interessante ver que o longa é uma comédia de erros onde cada situação desencadeia outra e nada acontece conforme o esperado. Aliás, um bom exemplo é a cena em que Gatsby encontra os tios num museu. Ele, que não planejava encontrar a mãe, que estava oferecendo um baile de gala, acabou não só sendo obrigado a ir, como ouve grandes verdades que mudam sua forma de pensar.

Leia mais:

‘AS PANTERAS’ (2019) | CRÍTICA
ROCK HORROR IN RIO FILM FESTIVAL PROMETE SER GRANDE EVENTO CULTURAL
‘A CAMAREIRA’ | CRÍTICA
Um Dia de Chuva em Nova York (1)
Brincadeira com a metalinguagem

Se você conhece Woody Allen, sabe que seus filmes são guiados por diálogos primorosos, pela caracterização e pela trilha sonora. Então, Um Dia de Chuva em Nova York, além de não decepcionar, ainda brincou com a metalinguagem usando os três elementos.  Ashleigh, vai se tornando cada vez mais solícita, a ponto de ignorar o namorado e puxar intimidades até então inexistentes, pode ser vista como uma metáfora. Ela se apaixonou pelo cinema. Sempre que Allen quer se auto referenciar ou criar um diálogo mais exagerado, essa pessoa está usando óculos, tanto que Ted os coloca quando discute com a esposa Connie (Rebecca Hall). E o que dizer da sequência em que Chan, que até então estava com roupas que chamavam mais atenção, usa uma versão moderna da roupa da Welma, justamente quando começa a se abrir para Gatsby?

Um Dia de Chuva em Nova York é um filme agradável, contudo Allen já teve elencos melhores. Não que este seja ruim, mas… alguém imaginaria ver Liev Schreiber e Selena Gomez num filme do diretor?

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: A Rainy Day in New York
Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Elenco: Elle Fanning, Suki Waterhouse, Kelly Rohrbach
Distribuição: Imagem
Data de estreia: qui, 21/11/19
País: Estados Unidos
Gênero: comédia
Ano de produção: 2019
Classificação: 14 anos

Alexandre Dassumpção

Editor do site Canal Metalinguagem, que aborda filmes através de podcasts e resenhas. Conheça o blog: https://canalmetalinguagem.com.br/.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman