CRÍTICA | ‘Exorcismos e Demônios’ seria mais do mesmo?

Paulo Cardoso Jr.

|

2 de abril de 2018

Para começar, Exorcismos e Demônios foi inicialmente divulgado como sendo “A Crucificação – Demônios são Reais” (The Crucifixion), mas a produtora acabou mudando de nome. No filme, um padre é sentenciado à prisão após a morte de uma freira durante um exorcismo, até então, mal executado. Nicole Rawlins (Sophie Cookson de “Kingsman”) é uma jornalista investigativa cética, que, por diversos motivos pessoais, quer desvendar o mistério para saber se o padre matou uma pessoa inocente ou se foi um ritual legítimo de exorcismo e o padre realmente fez todo o possível para salvar aquela pobre alma.

Leia mais críticas de filmes AQUI

Só que tem um porém. Logo no início do longa vemos aquela famosa frase “baseado em fatos reais”. Para mim é hora de preparar o coração, ainda mais se tratando do gênero suspense/terror, pois fico imaginando que tudo que está por vir pode ter acontecido de verdade na vida de alguém. Bem, Exorcismos e Demônios apresenta uma narrativa bem construída, mesclando a bonita paisagem da Romênia com alguns sustos. Alguns destes são bem clássicos, com aquela musiquinha de fundo aumentando e abaixando para “dar o clima” e você sabe que a hora do susto está chegando. Mas em outras cenas mais elaboradas há o aproveitamento do som ambiente, deixando a cena muito mais sinistra, com portas rangendo, passos, juntas de janelas, objetos caindo no chão e respiração. Tudo isso é a trilha sonora do momento de tensão.

10 filmes de terror que os espectadores abandonam antes do fim por PURO MEDO

A história não tem aquela presença de uma autoridade policial conduzindo a investigação e o mistério é narrado e acompanhado por Nicole, que vive uma crise existencialista e também de fé, desde que a mãe se recusou a tratar de um câncer e aceitou a morte. O ponto negativo do filme é que tudo parece muito caricato, a começar pelo vilarejo romeno que dá aquela aura de Idade Média, além da protagonista parece ser a única que possui um celular no local em pleno Século 21. O ponto positivo da produção, apesar do caso ter acontecido em 2003, é o afastamento da Igreja em relação a temas polêmicos, que está presente até hoje na mídia e exorcismo é algo que mexe com a imaginação de muitos.

O TERROR vai te pegar!

Mas e o desfecho? A possessão foi verdadeira, ou como dizia Padre Quevedo: “É tudo mentiiiiiiiira!” Calma, não vou contar o final, mas posso dizer que o suspense se mantém até os 10 minutos finais, onde todas as peças são juntadas pela nossa intrépida jornalista. Como disse o editor do jornal para Nicole: “Cuidado, você está indo para Romênia, terra de vampiros e lobisomens”. Entre mortos e feridos, Exorcismos e Demônios é um filme apenas bom, não é nem mais nem menos daquilo que passou no trailer de divulgação.

::: TRAILER

::: FOTOS

::: FICHA TÉCNICA

Título original: The Crucifixion
Direção: Xavier Gens
Elenco: Sophie Cookson, Corneliu Ulici, Brittany Ashworth
Distribuição: Imagem / California
Data de estreia: qui, 19/04/18
País: Estados Unidos
Gênero: terror
Ano de produção: 2016
Classificação: a definir

Paulo Cardoso Jr.

Jornalista formado pela PUC-RJ e Pós Graduação em "Comunicação com o Mercado" pela ESPM-RJ.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman