Leia a crítica do filme O Homem Cordial (2023) - Ultraverso

‘O Homem Cordial’ parece despretensioso, mas toca em temas atuais e sensíveis

Demétrius Carvalho

|

11 de maio de 2023

Aurélio Sá (Paulo Miklos) é vocalista de uma banda e as coisas saem de controle durante um show de sua banda. A música de protesto inflama o público que começa a atirar objetos e exigir que a banda saia do palco. Ainda no backstage eles começam a entender que Aurélio teve um vídeo viralizado na internet onde intervém entre um suposto ladrão de celular e a morte de um policial.

Leia mais:

Tal qual como acontece nos dias de hoje, um frame é suficiente para as pessoas julguem e tomem lado e Aurélio está do lado dos condenados pelos “cancelamentos virtuais” que corriqueiramente podem desaguar em linchamentos na vida real. Mais atual do que isso, impossível.

Leia a crítica do filme 'O Homem Cordial' (2023) - Ultraverso

Aurélio apenas quer seguir sua vida, mas ela está desabando aos seus pés. Shows cancelados, hostilização pública até que ele é salvo por uma jornalista que paralelamente procura por Mateus (Felipe Kenji) um irmão de menor desaparecido e o suposto ladrão do celular que Aurélio não sabe até então.

Eles vão ao encontro de Bestía (Thaíde) para tentar elucidar a questão e o filme vai ficando mais denso tratando agora temas como racismo e violência policial. Tudo isso com a realidade dos caças-cliques de internet de hoje com gente mostrando o que gera engajamento. Independente de que mal possa ser gerado.

O desfecho

O desfecho do filme é para chacoalhar a sua cabeça. Depois do ápice de tensão de um filme que foi rodado praticamente de noite, finalmente mostra Aurélio e membros de sua banda em algum programa de televisão falando de uma receita e as futilidades dos dias. A vida deve seguir. A primeira cena durante o dia, sugerindo página virada, mas o semblante de Aurélio parece ser de um cara que se dá conta do que viveu e agora está ali em um entretenimento para o povo e talvez para si também.

Filmão que parece despretensioso, mas que toca em temas atuais e sensíveis.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer – ‘O Homem Cordial’

Ficha Técnica

Título original: O Homem Cordial
Direção: Iberê Carvalho
Roteiro:Pablo Stoll e Iberê Carvalho
Elenco:Paulo Miklos, Thaíde, Dandara de Morais, Thalles Cabral, Theo Werneck, Fernanda Rocha, Bruno Torres, Murilo Grossi, Mauro Shames, Felipe Kenji, Tamirys O’Hanna, André Deca
Onde assistir: Cinemas
Data de estreia:  11 de maio de 2023
Duração: 83 min.
País: Brasil
Gênero: Drama, Suspense
Ano: 2019
Classificação: 14 anos

Demétrius Carvalho

Demétrius Carvalho é músico, multi-instrumentista e produtor musical de origem, mas anda com frequência em outras artes passando pela literatura, fotografia. Blogueiro, da suas impressões ainda sobre cinema, artes plásticas e definitivamente é multimídia adorando sobrepor arte sobre arte.
5

Créditos Galáticos: 5

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman